terça-feira, 21 de abril de 2020

STO DESENVOLVE SOLUÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO INSPIRADA EM BESOURO DO DESERTO AFRICANO

Nova tecnologia StoColor Dryonic torna as superfícies hidrorrepelentes

O besouro do deserto da Namibia, país no sudoeste da África, foi a inspiração para a criação da tinta de fachada StoColor Dryonic, da Sto. Esta criatura possui longas pernas traseiras que a ajudam a recolher água. Então, a concha na área é coberta por covinhas microscópicas e as pontas hidrofílicas permitem que o líquido se condense e os espaços entre elas asseguram que ela escorra.


Esta microtextura foi tomada como inspiração para a criação da tecnologia StoColor Dryonic usando aglutinantes e enchimentos. Ela funciona em praticamente todos os substratos de construção convencionais, incluindo reboco, concreto, tijolo, metal, telhas de argila, placas de fibrocimento, madeira e plástico.

A tecnologia priva os microrganismos que infestam as fachas dos nutrientes de que necessitam para crescer, assegurando que o orvalho e o nevoeiro desapareçam. Além disso, outras técnicas adicionais protegem a fachada contra o desbotamento ou o aquecimento excessivo ao sol.

Entre as características da StoColor Dryonic estão a secagem muito rápida após a chuva e a formação de orvalho, o princípio biomimético para fachadas secas que protegem contra ataques de algas e fungos, ampla variedade de tonalidades de cor e alto nível de estabilidade das mesmas, mínima ruptura de material extensor (não é fácil de arranhar), entre outros.

www.stobrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário