quarta-feira, 22 de abril de 2020

ÍNDICE ABRAMAT: NÚMEROS ANTERIORES À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS MOSTRAM QUE O SETOR DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CRESCEU NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Em março, o faturamento do setor foi 0,4% menor do que em fevereiro

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou na última  sexta-feira, 17, a nova edição da sua pesquisa índice, elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) sobre faturamento e emprego no setor.


O estudo é referente ao mês de março, período ainda pouco influenciado pela pandemia do Novo Coronavírus, e apresenta os resultados consolidados do primeiro trimestre de 2020. Como destaque, a pesquisa aponta crescimento de 2,4% no faturamento da indústria de materiais de construção nos três primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período em 2019.

O índice da Abramat também aponta que em março de 2020 o faturamento do setor foi 0,4% menor do que em fevereiro de 2020, mas 7,1% maior do que março de 2019. Ainda segundo o levantamento, no acumulado dos últimos 12 meses a indústria registrou um crescimento de 2,0%.

Quanto aos empregos no setor, a Abramat esclarece que utiliza como fonte primária o Caged, cuja última edição disponibilizada pelo governo é relativa a dezembro de 2019. Desde então, a versão pública do cadastro não teve atualizações.

Os números apresentados no estudo são relativos a janeiro, fruto de projeções feitas pela FGV, já publicados na edição anterior do índice e que indicavam alta de 0,4% em janeiro. A partir do próximo mês, a entidade informa que não publicará informações sobre as vagas de emprego no setor até que os dados oficiais sejam atualizados.

Apesar das primeiras medidas de combate à pandemia terem sido tomadas em março, o período compreendido pela atual edição do estudo sofreu interferência mínima das medidas restritivas. Para a diretoria da Abramat, a conjuntura apontada pelos dados pode representar um último fôlego antes das adversidades impostas pelo caráter extraordinário do atual contexto.

"Os números que vemos no índice foram positivos e isso é importante, sobretudo com as perspectivas da economia brasileira para os próximos meses. Estamos com o canal de diálogo aberto e ativo com o governo, buscando a construção conjunta de medidas que possam minimizar os impactos", pondera Rodrigo Navarro, presidente executivo da associação.

www.abramat.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário