segunda-feira, 17 de abril de 2017

DURATEX RECICLA PEÇAS DE LOUÇAS SANITÁRIAS DA MARCA DECA

As cerâmicas são transformadas em matéria-prima para novos produtos

Com o objetivo de evitar o descarte de itens que apresentam algum tipo de imperfeição e que foram reprovadas em seus critérios de qualidade, a Duratex desenvolveu o Britador de Louças, solução que permite a reinserção do resíduo no próprio processo de produção dos produtos da marca Deca, gerando a redução de custos com a compra de nova matéria-prima.


No processo produtivo de louças sanitárias da empresa, e durante a inspeção das peças, aquelas que apresentam algum defeito ou que foram danificadas durante a fabricação são reprovadas. Ao invés de serem descartadas, elas passam pelo triturador, são moídas e parte deste material é utilizado em substituição às matérias-primas, gerando novas peças, sem alteração nas características do produto final.

Os britadores foram instalados em quatro das cinco unidades da Deca, Jundiaí, Paraíba, Recife e Sul, em 2014. A unidade de Queimados, no Rio de Janeiro, já foi construída com essa tecnologia. Em cada implementação foi investido R$ 1 milhão, sendo que, em dois anos, a companhia já obteve o retorno desse investimento.

A Duratex chega a economizar o mesmo valor, por ano, com o processo de reaproveitamento de resíduos de louças. "As cinco unidades industriais de louças Deca deixaram de comprar, em média, 6% da matéria-prima necessária para dar lugar à louça reciclada. Com isso também evitamos o descarte de resíduo em aterros”, diz Roberto Mortara, gerente de Engenharia e Tecnologia de Louças da empresa.

Além do Britador de Louças, outras iniciativas têm gerado receita e economia à Duratex. A companhia vende à indústria os moldes de gesso utilizados no processo de fabricação dos produtos, que são incorporados à produção de cimento. Nas unidades produtoras de Metais Deca, uma tecnologia pioneira permite recuperar e reutilizar no processo produtivo o bronze e o latão presentes na borra que sobra do processo de fundição, reduzindo a geração de resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário