segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

GRUPO QUE CONTROLA A MARCA CIMENTO NACIONAL ANUNCIA A CONSTRUÇÃO DE FÁBRICA EM PONTA GROSSA (PR)

Cidade vizinha de Campo Largo também pretende receber a fábrica

O Grupo Brennand, detentor da marca Cimento Nacional, em sociedade com a Buzzi Unicem, deve construir uma fábrica de cimentos em no distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa (PR), con­forme foi divulgado pelo site paranaense aRede. Esse distrito faz divi­sa com Campo Largo, que também negociava com o grupo.

Imagem: Folha de Campo Largo

Porém, segundo o jornal Folha de Campo Largo, o prefeito Marcelo Puppi disse que não foram notificados oficialmente e que continuam na briga para que a fábrica seja instalada em área campo-larguense, onde se encontra grande parte da jazida que será ex­plorada. “Já perdemos a Itambé, não vamos deixar isso acontecer de novo”, enfatiza Puppi.

Ele destaca que é preciso ainda ava­liar a questão de impacto ambiental nos dois municípios: de onde virá a energia elétrica, porque o porte da fábrica precisará de uma subestação própria; e ainda precisa ser acordado a divi­são dos impostos para Ponta Grossa e Campo Largo e também sobre as jazidas.

Ainda de acordo com o site aRede, a explora­ção mineral de calcário e argila ocorrerá numa área de 210 hectares, em duas cavas, uma do lado de Ponta Grossa e outra de Campo Largo. Através de estudos, obteve-se a informação de que nelas há reservas lavráveis da ordem de 306 milhões de toneladas de calcário e 28 milhões de toneladas de argila, capacidade a qual possibilita a exploração por 134 anos. A produção de cimento ocupará uma área fabril de 27 hectares em território ponta-grossense.

Segundo o que o prefeito vinha acompanhando no ano passado, foram realizados cinco estudos para colocar a fá­brica, sendo três em Ponta Grossa, um na divisa e ape­nas um em Campo Largo, que foram apresentados para análise dos órgãos ambientais e para a realização de audiência pública. “Foi questionado e até hoje Campo Largo não teve resposta da fábrica nem dos órgãos ambientais. Quando fizeram estu­do de impacto econômico fizeram a partir de Ponta Grossa, mas faltou daqui”, completa.

Ainda segundo a aRede, a construção do projeto do complexo mineroindustrial em Ponta Grossa, que parte fica­rá no território do município vizinho de Campo Largo, está em fase de licenciamento junto aos órgãos ambientais.

A li­cença prévia para o complexo fabril, tanto para a extração mineral quanto para a fabricação de cimento, foi obtida e agora está em fase de aprovação da licença de instalação, que permitirá que as obras tenham início. Construída por um dos braços da Brennand, a Mineração Delta do Paraná, a fábrica, a princípio, levará o nome de Companhia de Ci­mento do Paraná – CPR.

Ela será instalada junto à jazida de calcário da empresa, com acesso às margens da PR-513. A transação, confirmada e consolidada em novembro do ano passado pela própria Buzzi, prevê que a empresa aplique R$ 350 milhões na compra de ações e outros R$ 350 mi­lhões no aumento de capital da empresa.”

O portal aRede também informou que o grupo Brennand e a Buzzi Unicem anunciaram que somente na fase de instalação serão movimentadas mais de 2,5 mil vagas de emprego, sendo 600 diretas e duas mil indiretas. Já durante a fase de opera­ções, serão 100 vagas diretas e 400 indiretas.

www.cimentonacional.com.br

www.arede.info

www.folhadecampolargo.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário