quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

PESQUISA DA ABRAMAT REGISTRA ALTA DA INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO EM 2018

Nos últimos 12 meses, houve alta de 1,7% nas vagas de empregos

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou nesta quinta-feira, 17, a nova edição da pesquisa do seu Índice, com os dados projetados de dezembro de 2018. Como destaque da pesquisa, há a indicação de crescimento da indústria de materiais de construção no último mês do ano passado e a confirmação dos dados consolidados do setor.


Após três anos de queda no faturamento deflacionado, o segmento apresentou em 2018 um crescimento de 1,2% em relação a 2017. Comparado a novembro/2018, o último mês do ano apontou resultado 0,2% superior no faturamento deflacionado. Já a comparação com dezembro/2017 registra queda de -2,5%.

Outro destaque fica por conta do nível de emprego nessa indústria. Pela pesquisa, os últimos 12 meses (dez/17 a dez/18), comparados ao mesmo período do ano anterior, apresentam alta de 1,7% no número de vagas nas empresas do mercado. Em relação a dezembro/2017, a alta de empregos do setor é de 2,5%, enquanto que a comparação com novembro/2018 registra alta de 0,1%.

Trata-se de um indício mais forte da recuperação do setor, uma vez que até a última edição da pesquisa, com os dados até novembro/2018, a variação de empregos no acumulado do ano que terminou ainda era de queda, registrando -0,7%. "2018 foi um ano de retomada para nós. O consumo no varejo movimentou os estoques e o resultado foi de crescimento, ainda que tímido, revertendo a sequência negativa estabelecida nos últimos três anos", comentou Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.

Analisando os dois segmentos produtos do setor, os números apontam a contribuição mútua para o crescimento do faturamento da indústria, com os materiais de base registrando alta no faturamento de 1,8% em comparação a 2017, enquanto que os materiais de acabamento registraram, no mesmo período, crescimento de 0,5% no faturamento anual.

Após o balanço de 2018, o índice de dezembro da Abramat também apresentou a primeira projeção para 2019, que em um ano de sustentação da tendência de retomada do crescimento. A princípio, a associação, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável por conduzir a elaboração da pesquisa do Índice da Abramat, estima que o ano de 2019 registrará alta de 2,0% para o faturamento do setor em relação a 2018.

www.abramat.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário