Com relação a maio, pesquisa mostra que setor teve uma retração de 6%
O varejo de material de construção teve desempenho estável no mês de junho, na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme a Pesquisa Tracking Mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), que ouviu 530 lojistas de todo o país entre os dias 25 e 28 de junho. Na comparação com maio, o setor apresentou queda de 6%. Já no acumulado do ano, houve um crescimento de 2% e, nos últimos 12 meses, 3%.
O levantamento por regiões registrou retração de 17% no Centro-Oeste, 15% no Nordeste, e de 7% no Norte e Sudeste. A região Sul foi a única que registrou aumento de 10% nas vendas no período. Entre as categorias avaliadas, telhas de fibrocimento e tintas cresceram 2% no período. Já revestimentos cerâmicos retraíram 3%
De acordo com o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, o desempenho no mês foi afetado pela diminuição da confiança do consumidor. Em junho, o Indice Nacional da Expectativa do Consumidor (Inec), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou sua segunda queda consecutiva, apontando uma piora na percepção dos brasileiros sobre o emprego e o aumento do endividamento das famílias.
“Toda vez que a confiança do consumidor é abalada, mesmo que minimamente, ele deixa de investir em reformas e construção. Nosso setor depende de planejamento, o nosso cliente não faz compras por impulso. Ele precisa se sentir confiante de que vai conseguir não só começar, mas terminar a obra”, declara Conz.
www.anamaco.com.br
O varejo de material de construção teve desempenho estável no mês de junho, na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme a Pesquisa Tracking Mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), que ouviu 530 lojistas de todo o país entre os dias 25 e 28 de junho. Na comparação com maio, o setor apresentou queda de 6%. Já no acumulado do ano, houve um crescimento de 2% e, nos últimos 12 meses, 3%.
O levantamento por regiões registrou retração de 17% no Centro-Oeste, 15% no Nordeste, e de 7% no Norte e Sudeste. A região Sul foi a única que registrou aumento de 10% nas vendas no período. Entre as categorias avaliadas, telhas de fibrocimento e tintas cresceram 2% no período. Já revestimentos cerâmicos retraíram 3%
De acordo com o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, o desempenho no mês foi afetado pela diminuição da confiança do consumidor. Em junho, o Indice Nacional da Expectativa do Consumidor (Inec), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou sua segunda queda consecutiva, apontando uma piora na percepção dos brasileiros sobre o emprego e o aumento do endividamento das famílias.
“Toda vez que a confiança do consumidor é abalada, mesmo que minimamente, ele deixa de investir em reformas e construção. Nosso setor depende de planejamento, o nosso cliente não faz compras por impulso. Ele precisa se sentir confiante de que vai conseguir não só começar, mas terminar a obra”, declara Conz.
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