segunda-feira, 11 de setembro de 2017

QUEDA NAS VENDAS DE CIMENTO DESACELERA EM AGOSTO

Resultado apresenta queda de 8,0% frente ao mesmo período de 2016

No período janeiro a agosto de 2017, as vendas de cimento no mercado interno totalizaram 35,7 milhões de toneladas, de acordo com dados preliminares da indústria. Esse resultado representa uma queda de 8,0% frente ao mesmo período do ano passado. A queda tem sido reduzida por conta de algumas medidas de incentivo à construção tomadas pelo governo federal nos últimos meses.


Esse levantamento inicial mostra que na comparação por dia útil, que é o melhor indicador da indústria, por considerar o número de dias efetivamente trabalhados, as vendas do produto no mercado interno em agosto deste ano apresentaram redução de 0,9% em relação a agosto de 2016 e um crescimento de 0,1% sobre julho de 2017.

“Entre 2014, último ano de crescimento, até o final de 2017, o setor terá perdido 25% na demanda do seu produto. Nesse mesmo período, vem sofrendo impactos em seus custos operacionais, como combustíveis (40%), energia elétrica (40%), frete (20%) e sacaria (15%), além da alta ociosidade que impacta significativamente os custos fixos unitários”, diz Paulo Camillo Penna, presidente do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic).

Já o consumo aparente de cimento (vendas no mercado interno + importações) totalizou 5,0 milhões de toneladas em agosto, com retração de 1,0% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na comparação do acumulado nos últimos 12 meses (setembro/16 a agosto/17) a queda registrada no consumo aparente atingiu 8,7% sobre igual período anterior (setembro/15 a agosto/16).

www.snic.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário