terça-feira, 23 de janeiro de 2018

COMISSÃO DA ABIQUIM ESTUDA REGULAÇÃO SOBRE APLICAÇÕES DE SILICONE EM FIOS E CABOS ELÉTRICOS

Fabricantes do produto atuam em conjunto com a ABNT para rever norma

A Comissão Setorial de Silicones da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), criada em 2000 e constituída pelas fabricantes Dow Corning, Elkem, Momentive e Wacker, está trabalhando em conjunto com a Comissão de Estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para a revisão da norma referente à instalação elétrica de baixa tensão, a NBR 5410.


A ação, que visa aprimorar a regulação sobre aplicações de silicone em fios e cabos a fim de melhorar a segurança dos consumidores, se inicia após a regulamentação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) da certificação de fios e cabos revestidos com borracha do material.

O documento completo deve ser encaminhado para consulta nacional na ABNT, no segundo semestre deste ano. Vale destacar que por ser resistente a altas temperaturas, a borracha de silicone protege fios e cabos de forma mais eficiente, minimizando risco de fogo na camada de proteção quando expostos à sobrecarga de calor.

O uso material em condutores tem se mostrado uma solução técnica e economicamente viável, além de competitiva, em relação aos demais produtos, principalmente em circuitos que devem continuar operando em caso de emergência. Isso porque o material mantém suas dimensões originais e isolação, sem expor a parte metálica interna do condutor e evitando curtos circuitos e choques elétricos.

Essa era uma lacuna no campo regulatório que precisava ser resolvida, como mostrou estudo realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES,) em 2015. Com essa normatização, os fabricantes de silicones desejam posicionar o Brasil, em termos de regulação, no mesmo patamar de Estados Unidos, Europa e Ásia.

www.abiquim.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário