O resultado repetiu os índices positivos apresentados ao longo do ano
O Indicador de Varejo da Mastercard, SpendingPulse, divulgado nesta quinta-feira, 4, mostra que o mês de novembro manteve-se positivo no impulso de vendas totais (excluindo os setores de automóveis e materiais de construção), com alta de 2,3% (o sétimo consecutivo de crescente) se comparado ao mesmo período de 2016.
O comércio eletrônico cresceu 28,3%, repetindo os índices positivos que foram apresentados ao longo do ano. Os setores de móveis e vestuários tiveram desempenho superior à média do canal de distribuição, enquanto os setores de hobby & livraria, eletrônicos e artigos farmacêuticos permaneceram abaixo do crescimento do canal.
Supermercados, material de construção, artigos farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos são os setores que se mantiveram com crescimento acima do indicador de vendas totais. Os setores de artigos de uso pessoal e doméstico, vestuários e combustíveis tiveram desempenho abaixo.
O desempenho por região no penúltimo mês de 2017 mostrou que a Norte (3%), a Sul (3,7%) e a Sudeste (2,7%) permaneceram com desempenho acima da média, enquanto a Nordeste (0,6%) e o Centro Oeste (-0,7%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Black Friday
No final de semana da Black Friday (entre os dias 24 e 26 de novembro) o e-commerce registrou uma expansão de 29,5%, ante o final de semana da mesma promoção de 2016, que já apresentava um crescimento de 11,2%, impactando positivamente as vendas naquele mês.
“No atual cenário econômico brasileiro observamos uma ligeira queda no desemprego, apesar de ainda estar em um patamar elevado, o consumidor está mais otimista e confiante com o mercado, refletindo uma perspectiva positiva para o varejista, principalmente no comércio eletrônico”, avalia César Fukushima, economista-chefe da Mastercard Advisors no Brasil.
O Indicador de Varejo da Mastercard, SpendingPulse, divulgado nesta quinta-feira, 4, mostra que o mês de novembro manteve-se positivo no impulso de vendas totais (excluindo os setores de automóveis e materiais de construção), com alta de 2,3% (o sétimo consecutivo de crescente) se comparado ao mesmo período de 2016.
O comércio eletrônico cresceu 28,3%, repetindo os índices positivos que foram apresentados ao longo do ano. Os setores de móveis e vestuários tiveram desempenho superior à média do canal de distribuição, enquanto os setores de hobby & livraria, eletrônicos e artigos farmacêuticos permaneceram abaixo do crescimento do canal.
Supermercados, material de construção, artigos farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos são os setores que se mantiveram com crescimento acima do indicador de vendas totais. Os setores de artigos de uso pessoal e doméstico, vestuários e combustíveis tiveram desempenho abaixo.
O desempenho por região no penúltimo mês de 2017 mostrou que a Norte (3%), a Sul (3,7%) e a Sudeste (2,7%) permaneceram com desempenho acima da média, enquanto a Nordeste (0,6%) e o Centro Oeste (-0,7%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Black Friday
No final de semana da Black Friday (entre os dias 24 e 26 de novembro) o e-commerce registrou uma expansão de 29,5%, ante o final de semana da mesma promoção de 2016, que já apresentava um crescimento de 11,2%, impactando positivamente as vendas naquele mês.
“No atual cenário econômico brasileiro observamos uma ligeira queda no desemprego, apesar de ainda estar em um patamar elevado, o consumidor está mais otimista e confiante com o mercado, refletindo uma perspectiva positiva para o varejista, principalmente no comércio eletrônico”, avalia César Fukushima, economista-chefe da Mastercard Advisors no Brasil.
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