sexta-feira, 8 de novembro de 2019

ÍNDICE ABRAMAT: INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO INICIA O ÚLTIMO TRIMESTRE MANTENDO O CRESCIMENTO

No acumulado do ano (janeiro a outubro) o setor tem desempenho 1,9%

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou na quinta-feira, 07, a nova edição do seu índice. A pesquisa reúne, mensalmente, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicadores elaborados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) das variações em faturamento e emprego da indústria de materiais de construção.


Como destaque, o índice aponta um crescimento de 2,8% no faturamento do setor em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em relação a setembro de 2019, o faturamento cresceu 1,2%. Analisando o acumulado deste ano (janeiro a outubro), o setor tem desempenho 1,9% superior ao mesmo período de 2018. Na comparação dos últimos 12 meses, a alta é de 1,2%.

O resultado no mês é detalhado na pesquisa e a alta no faturamento se explica, sobretudo, pelo aumento das vendas de materiais de acabamento. O índice de outubro indica que o segmento registrou uma alta de 3,2% em relação a setembro. O desempenho de vendas dos materiais de acabamento em relação a outubro de 2018 foi 4,7% maior.

Empregos

Quanto às vagas de emprego, o resultado observado em 2019 segue estável. Em outubro o setor apresentou baixa de -0,1% no número de vagas em relação ao mês passado. Comparado a outubro de 2018, a indústria de materiais de construção apresentou redução de -0,2% nas vagas de emprego.

“A atual edição do índice está em consonância com aquilo que a Abramat tem declarado sobre o setor desde o início do ano. Para que o crescimento observado ganhe uma proporção maior no curto e médio prazo, além das retomadas dos setores imobiliário e de infraestrutura, trabalhamos com o entendimento de que há potencial para ganho de produtividade no setor a partir da modernização", comentou Rodrigo Navarro, presidente da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário