quarta-feira, 13 de novembro de 2019

PESQUISA MENSAL DO COMÉRCIO MOSTRA QUE VENDAS AUMENTAM 0,7% EM SETEMBRO, COM CINCO ALTAS CONSECUTIVAS

Este é o quinto resultado positivo consecutivo do setor no ano

A Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou altas generalizadas em sete das oito atividades pesquisadas. Com o volume de vendas crescendo 0,7% em setembro, em comparação com agosto, este é o quinto resultado positivo consecutivo do setor no ano, com ganho acumulado de 2,4% no período.


As maiores altas em setembro ocorreram nos segmentos de Móveis e Eletrodomésticos (5,2%), Tecidos, Vestuário e Calçados (3,3%). Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,8%) e Combustíveis e lubrificantes (1,2%).

Em comparação com setembro de 2018, o varejo cresceu 2,1%, sexta taxa positiva seguida. Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas mostrou expansão de 0,9% em relação a agosto de 2019.

Essa é a sétima taxa positiva seguida, período em que o varejo ampliado acumulou ganho de 4,0%. “O resultado de setembro de 2019 refletiu, principalmente, a contribuição do desempenho de Veículos, motos, partes e peças (10,5%) e Material de construção (5,7%), que têm vendas de atacado para empresas”, disse a gerente da pesquisa, Isabella Nunes.

Em setembro de 2019, contra setembro de 2018, o comércio varejista ampliado mostrou avanço de 4,4%, sexta taxa positiva consecutiva. Com isso, acumulou avanço de 3,6% no indicador acumulado no ano e de 4,4% no terceiro trimestre de 2019. O indicador acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 3,7% até agosto para 3,8% até setembro, também apontou estabilidade nessa comparação.

www.ibge.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário