terça-feira, 2 de abril de 2019

FISCALIZAÇÃO DO IPEM REPROVA MATERIAIS ELÉTRICOS EM SÃO PAULO

Operação Segurança Elétrica ocorreu na capital e em cidades do interior

No período de 18 a 22 de março, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou na capital e nas cidades de Bauru, Osasco, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Santo André, São José do Rio Preto e Várzea Paulista a Operação Segurança Elétrica.  A ação fiscalizou itens como plugues, tomadas, lâmpadas dicroicas, luminárias, lustres, lâmpadas fluorescentes e halógenas, extensões enroladas, adaptadores de plugues e tomadas e lâmpadas Led, entre outros.


Na ocasião, dos 50 estabelecimentos fiscalizados, 13 deles (26%) estavam irregulares. No geral, foram verificados pelas equipes de fiscalização do Ipem-SP, 23.205 produtos, sendo encontradas irregularidades em 414 (1,8%) itens, que estavam fora do padrão, sem certificação e descaracterizados do padrão exigido.

"O objetivo da ação é verificar se produtos como tomadas, plugues e adaptadores estão sendo comercializados com o certificado do Inmetro. Já os dispositivos elétricos de baixa tensão precisam apresentar informações obrigatórias como corrente, tensão e identificação do fabricante, garantindo produtos com qualidade e segurança ao consumidor”, explicou o superintendente do instituto, Ricardo Gambaroni,

As empresas autuadas pelo instituto têm dez dias para apresentar defesa ao órgão, que define, então, as multas. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão. Para saber as irregularidades encontradas na capital, acesse AQUI. Para as do interior, clique AQUI.

Vale destacar que o Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra dos mais diversos produtos. Para conhecê-lo, clique AQUI.

www.ipem.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário