terça-feira, 24 de julho de 2018

GREVE DOS CAMINHONEIROS E CRISE ECONÔMICA PREJUDICAM O RESULTADO DAS VENDAS DE CIMENTO NO PAÍS

Setor vivia a expectativa de fechar 2018 com um crescimento de até 2%

Contrariando as expectativas positivas dos primeiros meses do ano, o mercado cimenteiro nacional não reagiu no semestre e registrou uma nova queda nas vendas na primeira metade do ano. A comercialização do produto no mercado interno brasileiro totalizou 25,4 milhões de toneladas, uma nova queda de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado.


Vale destacar que a greve dos caminhoneiros, que paralisou o país no último decêndio do mês de maio, impactou fortemente os indicadores econômicos do país e não poupou a indústria cimenteira que, além dos efeitos danosos ao mercado no mesmo mês, quando as vendas despencaram 20,3%, transferiu seus efeitos para junho e influenciou os resultados de todo o semestre.

Assim, o setor, que vivia uma expectativa de fechar 2018 com um crescimento de até 2%, e os resultados desastrosos do semestre, aliados ao fraco desempenho da atividade econômica do país nos últimos meses, forçaram uma revisão nas projeções para o ano, que já apontam para uma nova queda, mesmo que pequena, porém que levará o setor ao quarto ano consecutivo de quedas nas vendas e no consumo de cimento.

Em junho, último mês do semestre, as vendas de cimento registraram resultados positivos em relação ao mesmo mês de 2017, com venda de 5 milhões de toneladas de cimento, o mês fechou crescimento de 13,2% em relação a junho de 2017.  Da mesma forma, as vendas de junho cresceram quase 40% frente aos fraquíssimos números registrados no mês anterior (mai/18).

Com portal Cimento.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário