segunda-feira, 23 de julho de 2018

VEDACIT E DURATEX DISCUTEM A PROMOÇÃO DE INOVAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Esse tema vem ganhando mais espaço entre as empresas do segmento

Na última terça-feira, 17, a Vedacit e a Duratex participaram de um webinar, a convite da Buildin (plataforma de conteúdo para a indústria da construção), para falar sobre como estão implementando a cultura de inovação nas companhias, compartilhando experiências, desafios e as melhores práticas acerca do tema.




“Ao falar sobre inovação na Construção Civil, muitas empresas buscam por eficiência, como redução de tempo de execução das obras ou de custos, atrelando-a a diminuição no desperdício de materiais. Mas podemos olhar as oportunidades de maneira mais ampla”, afirma Luis Fernando Guggenberger, gerente de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit.

Essa empresa está fazendo um grande movimento de mudanças internas, institucionalizando rituais e alterando paradigmas do modelo de gestão vigente há pouco tempo. Entre os pilares fundamentais para uma cultura inovadora definiu como comportamentos esperados "Abertura para Inovar e Agir com Colaboração". Também fez mudanças na parte física ao instalar uma base de trabalho no WeWork, pensando nos ambientes que possibilitem maior troca e trabalho compartilhado.

Sobre melhores práticas para promover e acelerar a inovação nesta área, Guggenberger ressalta que é fundamental a visão do gestor em também fazer investimentos em ações que contribuam para a construção e fortalecimento do ecossistema empreendedor e citou com uma boa referência o campo dos negócios de impacto no Brasil.

“Por isso para a inovação estar em todo o setor da Construção Civil, você não pode olhar só o aspecto da cultura interna da empresa, como criar ambientes propícios para desenvolver iniciativas, nem olhar só para as startups. É preciso investir em ações que fortaleçam e criem esse pipeline dentro do campo”, enfatiza.     

Nesse sentido, a Vedacit pretende contribuir com a evolução do segmento por meio das Construtechs. No segundo semestre irá lançar o próprio programa de inovação aberta, que vai estreitar ainda mais o relacionamento com as startups. A empresa começou a investir neste universo em 2016, com as Construtechs voltadas para habitação de baixa renda, com modelos de parceria que também se aplicam a ONGs, como é o caso da Habitat para a Humanidade Brasil, que faz reformas em moradias carentes em Heliópolis, Zona Sul de São Paulo.

Ainda neste campo, atuam o Vivenda e o Moradigna, com os quais o modelo de parceria possibilita levar as comunidades produtos de qualidade com o custo mais acessível, viabilizando assim o modelo de negócio das duas startups. Outra iniciativa ocorrida na empresa, ocorreu em 2017 um movimento chamado WIP, reunindo a parceria com a InterCement, Tigre e Gerdau investindo em um programa de aceleração com a ACE. O webinar está disponível na íntegra pelo link https://bit.ly/2LrZjMh.

www.vedacit.com.br

www.duratex.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário