quinta-feira, 21 de outubro de 2021

ROCA ANUNCIA OS VENCEDORES DO SEU CONCURSO INTERNACIONAL DE DESIGN

Prêmio reconhece projetos para banheiro com desenvolvimento sustentável

A Roca anunciou os projetos ganhadores da décima edição do Jumpthegap®, concurso internacional de design promovido pela empresa desde 2004 que reconhece projetos para espaços de banheiro que melhor contribuem para o desenvolvimento sustentável. Segundo a empresa, essa versão marca uma nova etapa no desenvolvimento da iniciativa.

A cerimônia foi realizada no formato híbrido (online/presencial), no âmbito do festival da Cidade da Semana de Design de Barcelona, na Espanha. Desde a criação do Jumpthegap®, mais de 28.600 profissionais, de 150 países, participaram do concurso. Nesta 10ª edição, a Roca registrou um total de 2.165 participantes, de 102 países, somando um total de 377 projetos.

Nessa edição, o concurso propôs um novo olhar para o futuro inspirado nos desafios transversais estabelecidos pela Agenda das Nações Unidas 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nas áreas de cuidados da saúde e higiene, preservação do planeta, respeito à diversidade e acesso igualitário aos avanços tecnológicos.

Com isso, os participantes apresentaram projetos tecnologicamente viáveis, com o valor agregado da inovação e que mostram diversidade, sustentabilidade, atemporalidade e adaptabilidade. Para abranger todos os aspectos de crescimento sustentável relacionados ao espaço do banheiro, o concurso foi dividido nas categorias: Bem-estar e Saúde, Design (Não) Neutro, Água e Energia, e Crise e Emergência.

Em cada categoria, foram entregues três prêmios, além de um reconhecimento final, denominado "Melhor dos Melhores”, direcionado ao melhor projeto. No total, foram 17.000 euros em premiações em dinheiro. Veja a lista de vencedores, que ganharam, cada um, 2.000 euros.

Bem-estar e Saúde

“P-Kit”, de Andre Judiel Parabas, filipino estudante de Design da Universidade das Filipinas - Diliman. Trata-se de um kit de exame de urina biodegradável, de baixo custo, para uso no próprio espaço do banheiro. Pode detectar sintomas de doenças como diabetes, infecções urinárias, infecções do trato urinário, HIV, malária ou pneumonia.

Design (Não) Neutro

“Ikigai”, de Laia Millan Català, espanhola da Universidade Elisava, em Barcelona. Espelho inteligente destinado a ajudar pessoas com declínio da capacidade cognitiva precoce (demência). Utilizando a tecnologia de reconhecimento facial, sugere uma série de rotinas diárias ao usuário que contribui para retardar e minimizar os efeitos dessa patologia. O projeto também foi selecionado como o “Melhor dos Melhores” e recebeu um prêmio adicional de 5.000 euros.

Água e Energia

“Água essencial (Sistema Duplo)”, de Jimmy Apollo, italiano. O projeto reduz o consumo de água utilizada para a lavagem de roupas, com base no uso do excesso de umidade das peças e do ambiente da lavanderia, bem como a reciclagem da água residual utilizada no processo.

Crise e Emergência

“Redesign disaster”, de Filip Zielinski, polônes, da Universidade de Tecnologia de Delft. Módulo habitacional para comunidades africanas com dificuldades de acesso à água, que integra um telhado com sistema de purificação de água condensada e oriunda da chuva usando energia produzida por painéis solares.

www.br.roca.com

www.jumpthegap.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário