quarta-feira, 27 de outubro de 2021

ÍNDICE NACIONAL DE CUSTO DA CONSTRUÇÃO MOSTRA PREÇOS EM ALTA

A categoria de Materiais e Equipamentos voltou a ter a maior contribuição

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M), do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) apresentou uma elevação de 0,8% em outubro. Mais uma vez, a maior contribuição para esse aumento foi da categoria de Materiais e Equipamentos, que compõe o indicador com 1,68%. 

O índice referente à Mão de Obra variou 0,10%, ante 0,27%, em setembro. Com isso, o INCC acumula no ano uma alta de 12,88 e, nos últimos dozes meses, de 15,35%. Os itens que tiveram os aumentos mais expressivos foram os materiais metálicos (4,36%) e madeira para acabamento (2,55%).

Completam a lista esquadrias e ferragens (2,44%), revestimentos, louças e pisos (1,58%) e pedras ornamentais (1,42%). As maiores influências ficaram para vergalhões e arames de aço ao carbono (7,91%), esquadrias de alumínio (3,39%), massa de concreto (2,12%) e metais para instalações hidráulicas (1,64%).

A Fundação Getulio Vargas também divulgou o Índice de Confiança da Construção (ICST), que caiu 0,3 ponto, para 96,1 pontos, após cinco meses consecutivos de alta. Para Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos da construção do FGV IBRE, o movimento reflete percepções diferentes dos empresários nos vários segmentos.

https://portalibre.fgv.br

Com portal Sincomavi

Nenhum comentário:

Postar um comentário