Um grupo de 22 profissionais está participando da edição experimental
O Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp) iniciou, no último dia 18 de janeiro, a edição piloto do curso de pintor imobiliário no formato EAD (a distância), desenvolvido com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A iniciativa, que vai até o próximo mês de abril, pretende verificar, na prática, todos os aspectos que foram planejados para o curso: o programa definido, o conteúdo de cada aula, a forma de apresentação, as questões tecnológicas relacionadas à transmissão online e ao acesso dos alunos, assim como os mais variados aspectos que podem ser aprimorados para o lançamento da versão definitiva.
Ela conta com a participação de 22 profissionais, incluindo técnicos das empresas que patrocinam o curso e pintores, que têm conhecimento mais aprofundado e longa experiência em pintura imobiliária, podendo optar sobre o conteúdo e contribuir com sugestões para tornar o curso mais alinhado às necessidades do seu público-alvo, que é formado por pintores já atuantes e por outros profissionais interessados em atuar na área.
Ao longo dos quatro meses do curso piloto, serão abordados conteúdos relacionados à gestão e ao atendimento (como planejamento, orçamento e postura), aos cuidados com a segurança e o meio ambiente, assim como os temas técnicos mais relevantes: características e aplicações de produtos, tipos de substrato, técnicas de pintura, materiais e ferramentas, cores, principais patologias, entre outros.
Com carga horária de 160 horas, em 10 módulos, o treinamento envolve aulas teóricas virtuais e aulas práticas presenciais, além de webinars semanais de duas horas. As aulas virtuais ficam disponíveis para acesso a qualquer momento. No final, serão feitos os ajustes necessários e, ainda este ano, o curso passará a ser oferecido regularmente ao público em geral.
“Essa é uma iniciativa totalmente alinhada com a prioridade conferida pelo Sitivesp à capacitação. Além de estarem mais preparados para os desafios tecnológicos e de relacionamento com clientes, os alunos receberão um certificado que lhes trará reconhecimento e valorização profissional. Isso é fundamental para que se fixem na profissão e ofereçam serviços cada vez melhores”, afirma Douver Martinho, presidente da entidade.