Dados do índice MCC-ENET indicam que vendas ainda cresceram 35,36%
O faturamento do e-commerce no Brasil em 2021 registrou uma alta de 48,41%, segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust - Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (Camara-e.net). Seguindo a tendência, no mesmo período as vendas cresceram 35,36%.
“O forte crescimento das vendas online em 2021 revela um novo hábito do consumo, com migração de compras para a internet. No ano passado, não tivemos períodos críticos de confinamento e quarentena como em 2020, e, mesmo assim, os consumidores adotaram em maior proporção as compras remotas”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da Camara-e.net.
Comparação
Na análise das vendas praticadas pela internet, na comparação entre dezembro de 2021 com o mesmo mês do ano anterior, houve uma expansão de 15,15%. Por sua vez, quando a avaliação é entre os meses de dezembro e novembro, houve uma queda de 27,48%.
Considerando-se os dados por região - dezembro de 2021 ante o mesmo período de 2020 -, os resultados foram: Norte (32,70%), Centro-Oeste (26,55%), Nordeste (23,69%), Sul (15,24%) e Sudeste (11,99%). Já no acumulado dos últimos 12 meses, o desempenho foi: Norte (56,16%), Centro-Oeste (52,58%), Nordeste (48,43%), Sul (38,98%) e Sudeste (30,30%).
Faturamento Médio
A métrica de faturamento, quando o período comparado foram os meses de dezembro (2021 e 2020), teve alta de 16,52%. Mas, em contrapartida, ao validar entre dezembro e novembro, teve queda de (−39,50%).
Varejo
Em novembro de 2021, o e-commerce representou 17,9% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no setor corresponde a 12%. Esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no último dia 14 de janeiro.
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