domingo, 16 de janeiro de 2022

NOVEMBRO/21: VAREJO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO TEM NOVA QUEDA NAS VENDAS SOBRE O MESMO MÊS DE 2020

Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE mostra que o recuo chegou a 6,2% 

O volume de vendas do comércio de materiais de construção paulista novamente apresentou retração de vendas na comparação interanual, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em novembro de 2021, a queda foi de 6,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. 

Esse é o quinto recuo seguido e mostra que, mais uma, vez o desempenho negativo das vendas na economia paulista foi mais agudo que no âmbito nacional (-4,1%). Ainda assim, as variações apresentadas em novembro se mostram menos acentuadas que as registradas nos meses anteriores, tanto no mercado do estado de São Paulo como no do país. acional.

Segundo Jaime Vasconcellos, economista e consultor do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), ao ser observado o desempenho acumulado no ano e nos doze meses, até novembro passado, há constância no arrefecimento do volume de vendas do segmento comercial em questão. 

“No Estado de São Paulo este indicador se mantém positivo em +6,6% em relação ao período janeiro-novembro de 2020, ao mesmo tempo que cresce 8,0% no acumulado do início de dezembro de 2020 ao fim de novembro de 2021”, detalha.

Jaime Vasconcellos acredita ser difícil, bem como incorreto, comemorar um desempenho mensal negativo de vendas, mas a informação sobre o volume do comércio de materiais de construção do estado de São Paulo em novembro de 2021 precisa ser contextualizada para um olhar em que a queda apresentada foi menos aguda que as observadas em setembro e outubro. 

“Ao mesmo tempo, essa performance freia um processo de agravamento deste quadro visto desde o início do semestre”, disse. Ele diz, ainda, que o cenário está longe do ideal. No entanto, pode representar um sinal do início de um processo de reequilíbrio do setor, já que as informações do segundo semestre de 2021 são comparadas a uma base forte, com a segunda metade de 2020. 

Com portal Sincomavi

Nenhum comentário:

Postar um comentário