Processo de expansão inclui ainda a ampliação da sua atuação no México
A Tul, plataforma colombiana de comércio eletrônico de materiais de construção para pequenos lojistas, anunciou nesta terça-feira, 11, que recebeu um aporte de US$ 181 milhões para iniciar um processo de expansão que inclui a sua entrada no Brasil e a ampliação de suas operações no México.
Segundo a agência Reuters, o aporte, liderado pelo fundo de capital de risco 8VC, também envolveu a Avenir Growth e avalia o negócio em cerca de US$ 700 milhões. Eles se juntam aos demais sócios da startup: os fundos SoftBank, Tiger Global, Lightrock, Coatue, Foundamental, Vine, Marathon Labs e H20.
Criada em março de 2020, a Tul faz a ponte entre o pequeno varejo de materiais de construção, segmento que segundo ela responde por cerca de 60% das vendas do setor, com fornecedores de produtos como aço, cimento e materiais de acabamento, entre outros.
A startup compra grandes quantidades de insumos de empresas como Gerdau, Henkel, Tigre, Bosch e Cemex, por exemplo. Os materiais são armazenados em galpões próprios em grandes metrópoles da América Latina. Além disso, tem uma rede de entregadores terceirizados, num sistema parecido com o usado por iFood e Rappi.
Atualmente, a Tul tem operações em cinco cidades da Colômbia, além de Equador. No México atua nos mercados de Cidade do México e Guadalajara, sempre prometendo a entrega de encomendas em um apenas um dia.
"Vamos ser competitivos em preço, mas o principal atrativo para os lojistas é a conveniência de poder ter suas encomendas entregues rapidamente sem quantia mínima", disse à Reuters Bruno Raposo, principal executivo da empresa no Brasil.
Ele ainda informou que a primeira operação da Tul no Brasil vai ocorrer em São Paulo (SP), provavelmente no próximo mês de março, vindo em seguida as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), ainda em 2022. Até o fim do ano deve chegar a 10 mil clientes de uma base total estimada no país de cerca de 150 mil lojistas.
Com agência Reuters e portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário