domingo, 16 de janeiro de 2022

ÍNDICE ABRAMAT: INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CRESCE 8% EM 2021

Estudo da entidade aponta recuperação no faturamento do setor ante 2020 

Na última sexta-feira, 14, a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou a nova edição da sua pesquisa Índice, estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV, com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre as vendas de materiais de construção em todo o país. O estudo destaca o crescimento acumulado de 8% em 2021. 

A pesquisa da entidade indica que em dezembro do ano passado o movimento do segmento caiu na comparação com o mês anterior, com redução de 1,3%. Ainda segundo o estudo, apesar de apresentar quatro quedas seguidas (setembro a dezembro), esse resultado, somado aos anteriores, confirmou 2021 como um ano de efetiva recuperação para o setor.

Porém, as seguidas quedas no faturamento trazem um sinal de alerta para o setor, mas todo o contexto precisa ser analisado. “Após o ano de superação que foi 2020, tivemos um 2021 de forte recuperação, principalmente com a escalada da vacinação e a retomada crescente das atividades econômicas", explica Rodrigo Navarro, Presidente da Abramat.

Tal como os anteriores, 2022 deverá ser um ano de muitos desafios, com impactos sobre toda a cadeia da construção civil, mas continuaremos trabalhando para que tenhamos uma sustentabilidade no crescimento, iniciada em 2018 e 2019. A previsão para a indústria de materiais de construção feita pela FGV para este ano novamente supera em muito as projeções para o PIB, indicando que teremos um crescimento de 1% sobre o resultado importante de 2021", conclui.

www.abramat.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário