quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

ROCA GROUP LANÇA FUNDO DE CORPORATE VENTURE PARA INVESTIR EM STARTUPS EM ESTÁGIO INICIAL

Empresa planeja destinar de 500 mil a 2 milhões de euros a cada projeto

O Roca Group anunciou que participará de projetos em estágio inicial que proporcionem soluções inovadoras em diferentes áreas e setores da indústria e relacionados ao espaço do banheiro. Por meio do fundo Roca Group Ventures, a empresa planeja destinar de 500 mil a 2 milhões de euros para cada projeto.

A decisão não inclui nenhum tipo de influência nas outras formas de investimento que envolvem participação em companhias e aporte de recursos adicionais que financiam outras iniciativas com maior potencial. O grupo estima que, no prazo de cinco anos, o portfólio de investimentos será composto por 10 a 15 empresas com foco global.

Para o lançamento do Roca Group Ventures, o Roca Group contará com a empresa Alantra, que assessorará o fundo no processo de geração de oportunidades de investimento e na futura gestão do portfólio de participações. Na ação, também priorizará as startups que tenham foco em práticas que respeitem o meio ambiente. 

Áreas

No programa de investimento, o Roca Group definiu quatro áreas de negócio que interessarão na busca de oportunidades: wellness e smart bathrooms, novos negócios e materiais, eficiência energética e racionalização do consumo de água, e excelência operacional em seus processos industriais.

Em relação à primeira,  buscará recursos tecnológicos que, por meio de Inteligência Artificial (AI) e conectividade, melhorem a usabilidade dos dispositivos, contribuam para o desenvolvimento de produtos eco-friendly e para o desenvolvimento de produtos que gerem espaços de relaxamento.

Em novos negócios e materiais, se concentrará em soluções inovadoras baseadas em tecnologia com uma ampla margem de crescimento, além de novos materiais, tanto para a construção, quanto para a fabricação de novos produtos.

Na área da eficiência energética e racionalização do consumo de água, o grupo identificará e desenvolverá produtos e serviços que contribuam para a geração de casas conectadas e sustentáveis, com foco especial na redução do consumo de água. Para aumentar a excelência operacional, tecnologias como AI, impressão 3D, Internet das Coisas (IoT), blockchain ou plataformas integrais também serão um foco de interesse.

Sede

O Roca Group Ventures estará diretamente vinculado ao futuro “Espai Roca”, um hub de inovação sobre construção sustentável e economia circular, entre outras áreas, que estará localizado na atual fábrica que o grupo possui nos municípios de Gavá e Viladecans (Espanha). A empresa ainda nomeará um executivo da organização que atuará como Ventures Head.

www.br.roca.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário