quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE (PSQ) DE PLACA CERÂMICA E PORCELANATO PASSA POR ATUALIZAÇÃO

Segundo a Anfacer, setor cerâmico tem um indicador médio superior a 83%

Entraram em vigor, em janeiro deste ano, as atualizações da portaria do Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos/Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (SIMAC/PBQP-H), de janeiro de 2021, que define as regras do Programa Setorial da Qualidade de Placa Cerâmica e Porcelanato (PSQ).

Essas atualizações estão de acordo com o objetivo da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer) em cumprir suas finalidades, incentivando o aperfeiçoamento técnico do setor e garantindo ao consumidor os benefícios do uso do produto cerâmico através da comprovação de sua qualidade.

Segundo a Anfacer, atualmente o setor cerâmico tem um indicador médio superior a 83%. São 50 empresas participantes que correspondem a cerca de 80% da produção nacional. O objetivo é que todas, além de lojistas ou importadores, se organizem dentro em um modelo único e em linha com o padrão das boas práticas mundiais, para que o consumidor tenha acesso a produtos certificados/qualificados.

“O principal objetivo das mudanças no PSQ é respeitar o consumidor fornecendo-lhe informações precisas, identificando o tipo de produto que está adquirindo, além de garantir o desempenho e qualidade esperados. Fazendo isso, todo o setor é beneficiado, pois o consumidor se sentirá seguro quando optar pelo revestimento cerâmico”, avalia Anderson Vieira, consultor de Qualidade da entidade.

Mas não são apenas as indústrias cerâmicas que serão avaliadas. Segundo a portaria do SIMAC/PBQP-H, caso um produto não conforme seja colocado à venda no varejo, a revenda será notificada como corresponsável juntamente com o fabricante ou importador.

Por conta disso, ambos poderão sere representados junto ao Ministério Público. Dessa maneira, todas as empresas, indústrias e importadores de placas cerâmicas terão seus produtos testados e, em breve, a Anfacer irá implantar um canal de denúncias sobre produtos não conformes.

www.anfacer.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário