quarta-feira, 6 de setembro de 2017

ELIANE REVESTIMENTOS CRIA ESMALTE CERÂMICO A PARTIR DA RECICLEGEM

Novo produto foi criado a partir das sobras do processo de esmaltação

Por conta da dificuldade e do custo elevado para destinação ambientalmente correta dos resíduos gerados na produção dos revestimentos, a Eliane criou o projeto Resiecologi da Eliane, que foca nesse processo dentro da linha produtiva da própria empresa. A iniciativa é capitaneado pelo sistema de gestão ambiental da empresa, que monitora toda a cadeia produtiva e as possibilidades de redução e reaproveitamento de materiais.


Um dos resultados do Resiecologi foi o desenvolvimento de um novo tipo de esmalte para os porcelanatos, criado a partir das sobras do processo de esmaltação. Este material é transformado em um pó granulado que compõe cerca de 40% da nova formulação, que é utilizada no acabamento dos revestimentos rústicos, sem perda de qualidade estética e de desempenho.

A nova composição do esmalte utilizada pela Eliane Revestimentos resulta na redução de 51% do uso das matérias-primas naturais durante a produção destes produtos. Além disso, a empresa,  conseguiu reduzir em 16% o custo da produção nos modelos Peroba Decor, Stone Patch, Évora Deck e Jardins.

A assistente ambiental da Eliane, Vanessa Malta, conta que, com a aceitação dos consumidores a empresa planeja ampliar a gama de produtos que recebam este esmalte especial, reduzindo a necessidade do descarte dos resíduos. Isso comprova que a preocupação com o uso responsável dos recursos da natureza e a sustentabilidade é um dos pilares que conduz a empresa.

“Desde o início do desenvolvimento de um produto, nós sempre tomamos cuidados para que o uso dos recursos naturais empregados na fabricação sejam usados na menor medida possível, sempre mantendo a qualidade do produto. Com esta política, naturalmente a equipe de desenvolvimento interno avalia continuamente a hipótese de reutilização ou de reciclagem de resíduos”, comenta o diretor Industrial da empresa Otmar Müller.

www.eliane.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário