segunda-feira, 19 de setembro de 2022

VENDAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO CAEM PELO QUARTO MÊS SEGUIDO

O PMC/IBGE acumulado dos sete meses do ano teve um recuo de 7,3%

As vendas de materiais de construção no estado de São Paulo voltaram a registrar queda em relação ao ano passado. Os dados mais recentes, que mostram o índice negativo de de 11,3%, são de julho passado, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e mostram o mesmo cenário já visto no mês anterior. 

Trata-se da quarta baixa seguida do indicador, na comparação interanual. Em âmbito nacional, a perda de julho foi ainda mais acentuada que a de junho: -13,7% contra -12% do mês anterior. O resultado foi avaliado por Jaime Vasconcelos, consultor do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi).

Ele ressalta que o volume de vendas do comércio de materiais de construção no estado de São Paulo sofreu, no acumulado dos sete meses do ano, um recuo de 7,3%, o que representa uma queda maior que a registrada em junho (-6,5%). Já no acumulado em doze meses a retração de vendas está em 7,8%, patamar também acima dos -7,1% nos doze meses finalizados em junho passado.

Para ele, os números de julho não apresentam novidades: “Novamente uma forte queda de volume de vendas em relação a 2021, pelos motivos já destacados de base forte de comparação e conjuntura mais adversa ao consumo das famílias e investimentos empresariais no atual ano”, diz. 

No entanto, o economista acredita que, se por um lado não se prevê no curto prazo mudança deste processo, é esperado dentro dos próximos meses que ao menos a taxa de retração na comparação T/T-12 (média mensal e anual) fique menor, demonstrando alguma perspectiva de estancamento desta tendência de recuos mensais cada vez maiores.

Com Portal Sincomavi

Nenhum comentário:

Postar um comentário