quarta-feira, 14 de setembro de 2022

PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE TINTAS IMOBILIÁRIAS COMPLETA 20 ANOS

PSQ marcou o início de uma nova era para as tintas imobiliárias no Brasil

Na última terça-feira, 13, o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) de Tintas Imobiliárias, completou 20 anos. Parte do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do governo federal, a iniciativa levou a uma transformação radical, já que o mercado era pautado pelo preço e a qualidade não estava no centro das preocupações de diversos players.

Além disso, como a imagem das tintas era bastante negativa, criado um ambiente com regras claras, baseado em normas técnicas, que resultou em isonomia competitiva e incentivo à inovação. Também houve um incremento no número de lançamentos feitos pelos fabricantes e a frequência com que os produtos foram disponibilizados nesse mercado.

Esse resultado ocorreu a partir da maneira com que o programa incentivou o desenvolvimento tecnológico e a busca da diferenciação, beneficiando todos os envolvidos com as tintas (fornecedores de matérias-primas, fabricantes de tintas, revendedores, construtoras, responsáveis por licitações, pintores, decoradores, arquitetos e muitos outros), com alto impacto na proteção dos direitos do consumidor.

Vale destacar, por fim, que a sociedade também se conscientizou da necessidade de se investir nesse sistema na hora da compra. Anualmente, já são produzidos no Brasil mais de 1,2 bilhão de litros de tintas imobiliárias com qualidade reconhecida, o que representa cerca de 90% da produção total. 

www.abrafati.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário