terça-feira, 27 de setembro de 2022

YAMAMURA COMPLETA 50 ANOS COM LIVRO QUE CONTA A SUA HISTÓRIA E A TRAJETÓRIA DE SEUS FUNDADORES

Memórias da família será relatada em obra do jornalista José Ruy Gandra

No próximo mês de outubro, quando completa 50 anos, a Yamamura decidiu apresentar a sua história por meio de um livro, que foi contado, principalmente, por Chie Yamamura, de 83 anos, matriarca da família e viúva de Tokyo Yamamura, mais conhecido como Geraldo. Eles formam o casal fundador da Lustres Yamamura, em 1972.

Para isso, seus três filhos - Marcelo, Thaís e Roberto -, assim como antigos funcionários da loja, familiares, fornecedores e amigos, também contribuíram com memórias sobre o caminho de superação da família. Todos os relatos foram reunidos e escritos pelo jornalista José Ruy Gandra, que assina o livro "Yamamura 50 anos Luz", da editora Gandra - Livros sob medida. 

Além dos desafios profissionais, as páginas da obra também revelam as lutas vivenciadas no Brasil por três gerações da mesma família, formada por imigrantes japoneses e seus descendentes. No re familiar e empresarial, o você verá também a visão de filhos, 

O livro mostra que muitas pessoas desconhecem que antes de se consagrar como uma loja de luminárias, o primeiro estabelecimento da empresa, na rua da Consolação, em São Paulo (SP), que ainda existe, abrigou um salão de beleza comandado pelo casal Yamamura. No entanto, o tino de Geraldo para os negócios o conduziu para o segmento de iluminação, que já se destacava na região.

Nessa caminhada, o grande diferencial da Yamamura foi a democratização dos lustres, de forma a oferecer preços mais acessíveis, tendo vista que antigamente esses produtos eram considerados artigos de luxo. 

“No começo, em todas as lojas, os lustres ficavam pendurados no teto. Os clientes só os viam a distância e não podiam tocá-los ou observar mais atentamente os detalhes do produto. Um dia, após termos conversado a esse respeito, ele mandou baixar os lustres à altura dos olhos dos clientes, para que eles pudessem vê-los de perto e tocá-los. ”, lembra Chie, em um dos trechos.

O livro revela, ainda, como a Yamamura conseguiu atravessar diversas turbulências no decorrer dos anos no país, como todos os planos econômicos das décadas de 80 e 90, assim como um incêndio ocorrido na unidade central, ainda nos anos 70. Atualmente, a empresa possui cinco unidades físicas no estado de São Paulo, além de uma loja online, com venda para todo o Brasil,

Outra fonte importante da publicação é Yoshiko Sato, a “Dona Lourdes”, uma das colaboradoras mais antigas da rede, que atualmente é gerente da unidade Consolação. Ela começou a trabalhar com os Yamamura ainda na época do salão, local que também abrigou uma perfumaria e uma fábrica de perucas. 

www.yamamura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário