sexta-feira, 30 de setembro de 2022

MEMBROS DA ABRAMAT ACREDITAM EM REGULARIDADE NA INDÚSTRIA DE MATERIAIS EM SETEMBRO

Para outubro, o estudo aponta alta da expectativa de performance positiva

A nova edição do Termômetro da Indústria, anunciada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, mostra que as empresas associadas à entidade acreditam em um desempenho regular para o setor em setembro. 

Para 61% delas, o mês apresentará resultado regular. Para 25%, o período tende a ser bom. Já para outubro, a expectativa é que o otimismo cresça, com 46% das associadas esperando um resultado bom, e 4% muito bom. 

A pesquisa também apresenta os dados consolidados de agosto passado, indicando que o mês foi de resultados negativos. Para apenas 25% dos associados, o período apresentou resultados bons, ante 50% considerando regular, e para 18% ruim.

O Termômetro da Abramat também oferece informações sobre o nível de utilização da capacidade instalada da indústria de materiais. Em setembro, a utilização da capacidade industrial foi de 75%, na média das empresas associadas, um ponto percentual acima em relação a agosto, e três pontos percentuais a menos do que em setembro de 2021.

O relatório ainda informa que as pretensões de investimento em setembro deste ano apresentam alta, com aumento de cinco pontos percentuais sobre agosto, refletindo boas expectativas sobre a retomada dos investimentos projetados para o ano, com 79% das indústrias indicando que devem investir nos próximos 12 meses, para aumento da capacidade produtiva e modernização dos meios de produção. 

Em setembro de 2021, este indicador era de 72%. “A pesquisa da Abramat traz a expectativa de nossos associados de que o desempenho do setor será regular em setembro, com probabilidade de melhora em outubro. Continuamos acreditando que o setor continuará com um otimismo moderado, porém cauteloso em função das muitas externalidades envolvidas, como taxa de juros, inflação, eleições e questões macroeconômicas globais. ”, explica Rodrigo Navarro, presidente da entidade.

www.abramat.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário