segunda-feira, 4 de setembro de 2017

VENDAS DO VAREJO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO REPETEM O MÊS DE JULHO E CRESCEM 4% EM AGOSTO

O desempenho no ano é 3% acima do mesmo período do ano passado

Os dados da Pesquisa Tracking Mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), mostraram que as vendas do varejo de material de construção cresceram 4% em agosto, na comparação com o mesmo período de 2016. Se comparado com julho de 2017, o índice se manteve estável.


Para a elaboração do estudo, foram entrevistados 530 lojistas entre os dias 27 a 31 de agosto. "Com esses resultados, o volume de vendas no ano apresenta alta de 3%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Já nos últimos 12 meses, ainda estamos com retração de 2%”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.

Segundo o estudo, o desempenho em agosto foi diferente nas regiões do país. No Sudeste, metade das lojas do setor apresentaram desempenho estável. Já no Centro-Oeste e Sul, as lojas mostraram uma retração de 4% e 2%, respectivamente. No Norte e no Nordeste, no entanto, as vendas tiveram crescimento de 3% e 4% no período.

“Os patamares também variam de acordo com as categorias pesquisadas. Cimento, por exemplo, ficou estável com relação ao mês anterior, enquanto tintas, telhas de fibrocimento e revestimentos retraíram. Apesar disso, temos notado um aumento contínuo de vendas de materiais básicos, o que indica que o país ainda passa por uma retomada de obras e reformas”, completa Conz.

De acordo com a Anamaco, o segundo semestre, tradicionalmente, corresponde a 65% do volume de vendas no ano e a previsão é que até o final de 2017 o setor apresente crescimento de 5% sobre 2016. Por conta do “Bus Tracking”, que é a possibilidade de incluir perguntas carona juntamente à pesquisa mensal, 52% dos lojistas responderam que devem fechar o ano com crescimento de até 10% na comparação com o ano passado.

A pesquisa da Anamaco mostrou, ainda, que cerca de 1/3 dos entrevistados pretendem fazer novos investimentos nos próximos meses, e 12% têm a intenção de contatar novos funcionários já no mês de setembro. Também indicou que 33% dos lojistas acreditam que terão um aumento no volume de vendas de até10% no mês de setembro.

www.anamaco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário