quinta-feira, 5 de julho de 2018

PUBLICADO O RELATÓRIO SETORIAL DO PSQ DE PORTAS E JANELAS DE ALUMÍNIO

O documento oficial vale de 1º de julho a 1º de outubro de 2018

Um ano após a oficialização do programa por parte do Ministério das Cidades, a Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal), mantenedora do Programa Setorial de Qualidade (PSQ) de Portas e Janelas de Correr de Alumínio, e a Associação Brasileira do Alumínio (Abal), coparticipante, anunciam ao mercado a primeira lista de empresas classificadas como qualificadas atendendo a todas as normas necessárias e estabelecidas para garantir total qualidade e segurança do usuário.


“Nesta primeira etapa, nosso PSQ avaliou especialmente os sistemistas e os fabricantes de esquadrias de alumínio que possuem seus próprios sistemas. As homologações abrem as portas para a participação dos fabricantes de esquadrias de alumínio que utilizam estes sistemas. Todas estas ações visam garantir que as portas e a janelas de alumínio, comercializadas em todo o Brasil, propiciem a segurança, a durabilidade e o conforto esperados pelos usuários”, explica Antônio Antunes, presidente da Afeal.

A publicação da primeira tabela de fabricantes de esquadrias de alumínio qualificados pelo PSQ é um marco e certamente ganha o reconhecimento dos diversos setores envolvidos, que aguardavam a lista de qualificados. “A Anamaco valoriza o Programa Setorial de Qualidade pela proposta de trazer para toda a cadeia produtiva, uma legitimidade acerca dos produtos comercializados pelo setor", diz Cláudio Elias Conz, presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco).

O Relatório

Foram avaliadas as janelas de correr de alumínio para dormitórios e salas, com duas folhas de vidro e dimensões máximas de 1,2m x 1,5m, e vidro na menor espessura de comercialização daquele sistema de perfis; as janelas de correr de alumínio para dormitórios e salas com três folhas com veneziana, de dimensões máximas de 1,2m a 1,5m e vidro na menor espessura de comercialização daquele sistema de perfis.

Também passaram pelo teste as janelas de correr de alumínio para dormitórios e salas com duas folhas de vidro e persiana integrada, de dimensões máximas também de 1,2m x 1,5m com vidro na menor espessura para comercialização. No total, foram avaliadas 92 amostras, referentes a 11 linhas diferentes de esquadrias de quatro empresas sistemistas, totalizando 122 ensaios de avaliação de janelas, 86 de perfis e 61 de componentes.

Entre os ensaios realizados, foram feitos testes de permeabilidade ao ar, estanqueidade à água, resistência a cargas distribuídas, verificação de resistência ao esforço horizontal, à flexão da esquadria e sob ações repetidas de abertura e fechamento. Ainda foram realizados testes de especificações dos perfis, tratamentos de anodização e pintura, bem como testes nas roldanas, fechos, parafusos, gaxetas e escovas.

http://pbqp-h.cidades.gov.br/projetos_simac_psqs2.php?id_psq=118


Nenhum comentário:

Postar um comentário