segunda-feira, 1 de outubro de 2018

TRAMONTINA INSTALA SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA

A iniciativa demonstra preocupação da empresa com a sustentabilidade

Com as mudanças climáticas e o desenvolvimento global, que têm exigido das empresas uma nova postura quanto às questões energéticas e ambientais, a Tramontina tomou a iniciativa de desenvolver um projeto próprio de geração de energia por sistema fotovoltaico em sua fábrica de materiais elétricos, a Tramontina Eletrik, com sede em Carlos Barbosa (RS).


Iniciado em 2014, o projeto evoluiu e hoje é composto por 360 placas (módulos fotovoltaicos), que compõem a cobertura de um estacionamento para 45 automóveis, ao lado da fábrica. Somados, os módulos totalizam uma potência de 97,2 kWp, energia que seria suficiente para abastecer aproximadamente 50 casas.

Nesse sistema, a radiação solar, caracterizada por ser limpa, renovável e gratuita, é convertida em energia elétrica por meio da instalação de um conjunto de placas fotovoltaicas. A energia produzida por elas é enviada para os inversores que estão conectados à rede elétrica da empresa, que está interligada ao sistema regional, complementando a capacidade de geração.

Esta integração permite à Tramontina Eletrik utilizar uma quantidade menor de energia originária da distribuidora, possibilitando economia tanto financeira como de recursos hídricos - sujeitos às condições climáticas - e termelétricos - mais caros e poluentes. A iniciativa demonstra a preocupação da empresa com a sustentabilidade e está alinhada às políticas de eficiência e otimização de utilização de recursos no processo produtivo.

www.tramontina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário