sexta-feira, 12 de outubro de 2018

VENDAS DE CIMENTO NO MERCADO INTERNO RECUAM 2,2% EM SETEMBRO

No mês passado foram vendidas 4,6 milhões de toneladas do produto

As vendas de cimento no mercado interno totalizaram 39,5 milhões de toneladas nos primeiros nove meses de 2018, de acordo com dados preliminares da indústria. O número representa uma queda de 2,2% frente ao mesmo período do ano passado. Em 12 meses, as vendas acumuladas totalizaram 52,4 milhões de toneladas, quantidade 2,9% menor do que nos 12 meses anteriores (out/16 a set/17).


No mês de setembro de 2018 foram vendidas 4,6 milhões de toneladas, quantidade 5,6% inferior às vendas de setembro de 2017. Quando comparado por dia útil - considerando-se o número de dias trabalhados, que tem forte influência no consumo de cimento - as vendas do produto no mercado interno em setembro tiveram redução de 1,2% em comparação a setembro de 2017, e crescimento de 8,3% sobre agosto de 2018.

Já o consumo aparente de cimento (vendas no mercado interno + importações) totalizou 39,6 milhões de toneladas no período de janeiro a setembro de 2018, com retração de 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Na comparação com o acumulado nos últimos 12 meses (outubro/17 a setembro/18), a queda atingiu 3,2% sobre igual período anterior (outubro/16 a setembro/17).

Para o presidente do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), Paulo Camillo Penna, os números de setembro refletem o fraco desempenho da atividade econômica. “Não vemos sinais de melhora até o final do ano. Tudo indica que 2018 fechará com queda próxima a 2% na demanda do produto. Desse modo, teremos o quarto ano consecutivo no vermelho, acumulando uma retração de 26% no período”, afirma.

No entanto, o presidente do SNIC tem a expectativa de um melhor desempenho da indústria no próximo ano: “Na agenda dos candidatos à presidência da República há o reconhecimento do papel relevante da cadeia produtiva da construção civil para o desenvolvimento do país, com ênfase na empregabilidade, infraestrutura e moradia”.

Com portal Último Instante

Nenhum comentário:

Postar um comentário