quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

PORTOBELLO AUMENTA VENDAS AO APRIMORAR A ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO DE SEUS PRODUTOS

Resultado foi registrado em 2018 após a empresa adotar solução do SAS

Perto de completar 50 anos de existência, a Portobello conseguiu aumentar, em menos de um ano, o preço médio dos seus produtos, sua lucratividade e criar uma estratégia de precificação mais assertiva e rentável. Para isso, a empresa adotou a solução Risk and Finance Workbench, do SAS, empresa que produz softwares e serviços inovadores e tem clientes em 140 países.


A ceramista, que tinha um processo de precificação manual, utilizou em uma fase inicial uma a ferramenta para automatizar modelos e cenários para a definição de estratégias mais eficazes de composição de preços dos cerca de 1.500 produtos, presentes em vários canais de venda, separando-os por categoria.

Assim, a Portobello teve ume visão mais clara do que precisava para dar mais rentabilidade às categorias mais importantes e com potencial para gerar maior valor. A empresa detém hoje um portfólio de produtos em quatro canais de comercialização: Exportação, Portobello Shop (rede de franquias com 150 lojas no país), Engenharia (que atende construtoras e obras do governo, entre outros clientes) e Revenda (pequenos e grandes varejistas de materiais de construção).

Otimização de preços

Após o processo estrutural de precificação, a empresa iniciou a fase de otimização dos preços, também com a solução do SAS. Ai, analisou diversas regras de negócios, para evitar, por exemplo, que produtos semelhantes fossem comercializados em canais diferentes, com alta variação de preços, gerando o risco de canibalização e reduzindo o potencial da precificação. Também foi feita uma pesquisa de mercado para conhecimento do portfólio e das melhores práticas da concorrência.

"Sabemos que alguns concorrentes fazem pesquisa de preços, mas não temos conhecimento de que seja baseada em uma estratégia bem estruturada, segmentada por região, canal ou público-alvo", die o gerente de TI do grupo Portobello, Martim André Studt. Ainda segundo ele, o projeto é pioneiro no setor e diversos fatores foram levados em conta na hora de escolher a solução para a segunda fase do projeto.

"Como atuamos em diversos canais e usando estratégias distintas, precisávamos de uma ferramenta mais completa. E vimos que o SAS atendia às nossas necessidades por ser especialista na área, ter um diferencial em seus algoritmos e alta capacidade na entrega", conclui.

Benefícios

Em uma análise geral, a Portobello obteve ganhos com melhor previsibilidade de demanda sobre as movimentações de preço e, principalmente, da medição dos efeitos de canibalização em seu mix de produtos. Com isso, houve aumento no grau de confiabilidade nas ações comerciais de ajustes de preço.

Um dos primeiros benefícios da empresa foi registrado em outubro deste ano, quando obteve um patamar de preço médio com alta de 10% em relação a 2017 no mercado interno. Esse número foi somado ao crescimento de 25% no volume de vendas dos revestimentos da categoria 90 x 90cm e 120 x 120cm, considerado um mix qualificado no mercado de cerâmica.

www.portobello.com.br

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