terça-feira, 18 de dezembro de 2018

VENDAS DO E-COMMERCE PARA O NATAL DEVEM CHEGAR A QUASE 10 BILHÕES

Black Friday aumenta a relevância e marca 26% do faturamento no período

As vendas por meio do e-commerce deverão chegar a R$ 9,9 bilhões no Natal de 2018, um crescimento nominal de 13,5% ante ao mesmo período do ano anterior, aponta a Ebit|Nielsen, consultoria que gera informações sobre o comércio eletrônico brasileiro.


Já o número de pedidos deve crescer 6%, para 20,2 milhões, enquanto o tíquete médio apresentará elevação de 7%, para R$490. Para o levantamento a Ebit|Nielsen considera as vendas estimadas para o e-commerce no período de 15 de novembro a 24 de dezembro, incluindo o intervalo da Black Friday*, cujo faturamento foi de R$ 2,6 bilhões (dados relativos ao acumulado de quinta-feira, 22, e sexta-feira, 23).

Vale destacar que a relevância da Black Friday dentro da época de Natal vem aumentando gradativamente ao longo dos anos. Em 2018, esse percentual atingiu 26%. Há cinco anos, a data representava 18%. Se confirmada a expectativa da consultoria, o período da festa natalina deverá corresponder a 18,3% das vendas do e-commerce durante o ano.

"Até por conta da Black Friday, que em apenas 48 horas (também acumulando a quinta-feira, 22, e a sexta-feira, 23) representou quase 5% do faturamento anual dos varejistas eletrônicos, as vendas de Natal deverão ser maiores que a soma de todas as principais datas", explica Ana Szasz, líder comercial da Ebit|Nielsen.

A profissional ainda avalia que o grande desafio para o e-commerce neste Natal deverá ser logístico. “Os brasileiros geralmente deixam suas compras para a última hora e mesmo com alguns varejistas empenhados em fazer as entregas antes do dia 24, ainda existe uma grande parcela que não consegue mensurar direito ou mesmo garantir que o frete seja realizado na data exata da entrega. O e-commerce tem um enorme potencial de crescimento, mas ainda precisa transpor esse desafio estrutural”, afirma.

www.ebit.com.br

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