domingo, 16 de dezembro de 2018

ABRAFATI REALIZA A ENTREGA DO 19º SEU PRÊMIO DE CIÊNCIA EM TINTAS

Estudos premiados são de pesquisadores do meio acadêmico e da indústria

Foi entregue no último dia 04, em São Paulo (SP), o 19º prêmio Abrafati de Ciência em Tintas, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, que reconheceu os autores de três estudos que destacaram a preocupação com a sustentabilidade e a inovação e apresentaram contribuições relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico do segmento.


O primeiro lugar foi conquistado por Angelita Cristiane Saul, mestre em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e seu orientador, João Henrique Z. dos Santos, professor titular no Departamento de Química Inorgânica da mesma instituição. Eles apresentaram o estudo “Obtenção de microcápsulas aplicadas a smart coatings de proteção anticorrosiva”.

Com o trabalho “Argilominerais saturados com íons férricos aplicados na remoção de corantes e seu reúso como pigmentos de tinta incolor”, classificaram-se em sedundo lugar Itamar Antonio Rodrigues, doutorando em Química na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), e seu orientador e professor, Fauze Jacó Anaissi.

Vale destacar que nas últimas quatro edições do prêmio, em três delas pesquisadores ligados à Unicentro estiveram entre os vencedores, sempre tendo o professor Fauze como orientador, o que revela a dedicação crescente dessa instituição à pesquisa relacionada ao segmento de tintas.

Já o terceiro lugar ficou com o químico e pesquisador Manuel Julimar Lopes, por seu estudo “Novo agente de cura para resinas Epóxi, com propriedades de aditivo antibolha, composto por 80% de materiais ecologicamente corretos e de fonte renovável”. Proprietário da Lopes Química, e premiado pela quinta vez, o autor estreou na premiação em 2002, quando conquistou o segundo lugar.

www.abrafati.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário