quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

REGIÃO NORDESTE CONTA COM 175 PONTOS DE DESCARTE DE LÂMPADAS DO PROGRAMA RECICLUS

Entidade financia o processo, coleta, dá destino e descontamina os resíduos

A Reciclus, associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil e que tem como objetivo de promover o sistema de logística reversa, disponibiliza 175 pontos de entrega de lâmpadas pós-uso nos estados da região Nordeste do País; 36 na Bahia, 26 no Ceará, 15 no Maranhão, 15 na Paraíba, 21 em Pernambuco, 31 no Piauí, 11 no Rio Grande do Norte e 20 em Sergipe. Os endereços podem ser obtidos no site da entidade.


O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de sua vida útil e promover a destinação final ambientalmente adequada, garantindo que os materiais não estão sendo descartados em locais errados, vindo a prejudicar o meio ambiente.

Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico e luz mista.  Vale destacar que as lâmpadas fluorescentes possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final.

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.escarte incorreto, como no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais.

www.reciclus.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário