Segundo a entidade, ainda assim o prejuízo será 32% menor do que 2018
Uma estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) indica que o varejo nacional deve perder R$ 7,6 bilhões em 2019 por conta dos feriados e pontes. Segundo a entidade, esse montante é 32% menor do que os R$ 11,2 bilhões estimados em 2018.
Ainda conforme dados da Fecomercio-SP, o prejuízo será reduzido pelo fato de que haverá mais feriados aos finais de semana e menos pontes de emendas. No ano passado foram 15 dias entre feriados e pontes; em 2019, serão dez dias. O setor de outras atividades é o que deve contabilizar a maior perda, cerca de R$ 3,16 bilhões, queda de 32% em relação a 2018.
Os segmentos que devem deixar de faturar com os feriados e pontes em comparação a 2018 são: supermercados, que perderá cerca de R$ 1,93 bilhões (-32%), farmácias e perfumarias (-31%), com perda de faturamento de R$ 1,1 bilhão; seguidos de vestuário, tecidos e calçados (-32%), com R$ 801 milhões; e móveis e decoração (-33%), com montante atingido de R$ 620 milhões.
É importante ressaltar que nesse grupo predomina o comércio de combustíveis, além de joias e relógios, artigos de papelaria, dentre outros. A Fecomercio-SP desconsiderou os feriados estaduais e municipais que também prejudicam, em média, a atividade comercial. A entidade ressalta que o estudo não visa analisar a transferência de renda para outros setores, sobretudo, o turismo, que é sabido que é favorecido nestes períodos.
www.fecomercio.com.br
Uma estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) indica que o varejo nacional deve perder R$ 7,6 bilhões em 2019 por conta dos feriados e pontes. Segundo a entidade, esse montante é 32% menor do que os R$ 11,2 bilhões estimados em 2018.
Ainda conforme dados da Fecomercio-SP, o prejuízo será reduzido pelo fato de que haverá mais feriados aos finais de semana e menos pontes de emendas. No ano passado foram 15 dias entre feriados e pontes; em 2019, serão dez dias. O setor de outras atividades é o que deve contabilizar a maior perda, cerca de R$ 3,16 bilhões, queda de 32% em relação a 2018.
Os segmentos que devem deixar de faturar com os feriados e pontes em comparação a 2018 são: supermercados, que perderá cerca de R$ 1,93 bilhões (-32%), farmácias e perfumarias (-31%), com perda de faturamento de R$ 1,1 bilhão; seguidos de vestuário, tecidos e calçados (-32%), com R$ 801 milhões; e móveis e decoração (-33%), com montante atingido de R$ 620 milhões.
É importante ressaltar que nesse grupo predomina o comércio de combustíveis, além de joias e relógios, artigos de papelaria, dentre outros. A Fecomercio-SP desconsiderou os feriados estaduais e municipais que também prejudicam, em média, a atividade comercial. A entidade ressalta que o estudo não visa analisar a transferência de renda para outros setores, sobretudo, o turismo, que é sabido que é favorecido nestes períodos.
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