Redes C&C, Leroy Merlin e Telhanorte lideram a pesquisa de percepção
Um levantamento realizado pela empresa de pesquisa de satisfação e NPS SoluCX mostra que as marcas mais populares do segmento de home centers são a C&C-Casa&Construção, a Leroy Merlin e a Telhanorte.
Essas marcas foram citadas por 77,5%, 75,3% e 61,9% dos que responderam ao estudo, respectivamente, seguidas de Camicado, com 53,2%; e Dicico, com 51%. Vale destacar que, em 2013, essa última empresa realizou uma fusão com a chilena Sodimac, também presente no levantamento, porém de forma separada.
As informações foram coletadas por meio de pesquisa, utilizando o método de percepção sobre as marcas, e mostra quais delas vêm primeiro à cabeça do consumidor. Além da C&C, Leroy Merlin, Telhanorte, Camicado e Dicico, a Tok&Stok também foi lembrada, com 48,5% das menções, assim como Joli e Etna, com 43,6% e 40,7%, respectivamente.
Ainda foram citadas a Sodimac, por 38,5% das pessoas; e a Mobly, que tem forte presença digital e chegou a 30,4% das respostas. Já a Cassol, da região Sul, foi apontada na pesquisa por 7,8% dos participantes.
“Com a pandemia e a necessidade de isolamento social, as reformas em imóveis ganharam espaço entre os consumidores. Esse comportamento fez com que a procura por empresas de home center aumentasse, demandando serviços de vendas em outros canais como e-commerce, apps, retira-loja, e serviços de entrega, por exemplo”, diz Tiago Serrano, CEO e cofundador da SoluCX.
Outras Avaliações
Segundo Tiago Serrano, 76,4% dos respondentes desaprovam os serviços em canais digitais das empresas de home center, sendo o seu principal motivo de insatisfação a experiência de compra. Eles ainda puderam avaliar, com likes e dislikes, diferentes serviços oferecidos pelas marcas avaliadas.
Formas de pagamento foi a característica que mais conquistou os consumidores do setor, com 95,5% de avaliações positivas, seguido de lojas e instalações (94,2%), variedade e disponibilidade (91,8%), atendimento (88,3%), canais digitais (77,6%) e promoções e programas de fidelidade (58,8%). Assim, a média geral do setor teve um score de 53,2 no NPS, sendo 34,9 da pior e 64,7 da melhor marca.
A SoluCX ouviu a opinião de 2.420 pessoas na cidade de São Paulo, entre os dias 22 de setembro de 2020 a 22 de maio de 2021. Para calcular a média de Net Promoter Score (NPS) é preciso se orientar por uma simples pergunta, como “em uma nota de 0 a 10, quanto você recomendaria esse serviço para um amigo?”.
Com portal Exame
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