quinta-feira, 1 de setembro de 2022

TERMÔMETRO ABRAMAT: RESULTADOS REGULARES NA INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO EM AGOSTO

Para setembro há indicação de alta na expectativa de performance positiva

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou nesta quinta-feira, 1º/09, a nova edição do seu Termômetro da Indústria. A pesquisa de opinião, realizada com as lideranças do setor, indica que as empresas associadas à entidade seguem divididas em relação aos resultados em agosto passado. 

Para 37% deles, o mês apresentará resultado bom e, para 48%, ele será regular. Já para setembro, a expectativa é que o otimismo cresça, com 48% das empresas associadas repetindo a expectativa de bom e 4% de muito bom. 

A pesquisa também apresenta os dados consolidados de julho, indicando que o mês foi de resultados negativos no setor. Para apenas 26% dos associados o mês apresentou índices bons, ante 41% considerando regular e 26% ruim.

O Termômetro da Abramat ainda informa sobre o nível de utilização da capacidade instalada da indústria de materiais de construção. Em agosto, ela foi de 74%, na média das empresas associadas, dois pontos percentuais abaixo em relação a julho, e apresentando quatro pontos percentuais a menos do que em agosto de 2021.

As pretensões de investimento no mês passado também tiveram leve queda, com a redução de um ponto percentual sobre julho, o que reflete, segundo a entidade, a incerteza sobre a retomada dos investimentos projetados para este ano, com 74% das indústrias indicando que devem investir nos próximos 12 meses para aumento da capacidade produtiva e modernização dos meios de produção. 

Em agosto do ano passado, este indicador era de 70%. “A pesquisa da Abramat mostra que há uma expectativa por melhoria nas vendas para os últimos meses do ano, reforçando o sentimento de otimismo moderado, porém cauteloso em função das muitas externalidades enfrentadas, entre nossos associados”, explica Rodrigo Navarro, presidente da associação.

www.abramat.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário