quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

ÍNDICE DA ABRAMAT APONTA MÊS DE JANEIRO NEGATIVO NA INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Resultado de estudo não altera perspectiva de ano positivo para o setor

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou ontem, 11, a nova edição de sua pesquisa do índice, com os dados projetados de janeiro. O destaque do estudo é a queda no faturamento da indústria no primeiro mês do ano, fato que não altera a perspectiva de um ano positivo para o setor.


A pesquisa mostra que após três anos consecutivos de baixa no faturamento, a indústria de materiais de construção teve em 2018 um ano de recuperação. O resultado negativo no mês, com quedas de 1% em relação a dezembro de 2018 e de 3,5% em relação a janeiro do mesmo ano, não indica, no entanto, uma retomada do nível de desempenho anterior. No medidor de faturamento acumulado (últimos 12 meses), o balanço segue positivo, com alta de 0,5%.

Quanto aos empregos, apesar da queda de 1,3% no número de vagas de dezembro para janeiro, o setor segue com saldo positivo, tomando como referência um período mais longo. Considerados os dados acumulados dos últimos 12 meses, o setor aponta alta de 1,4% no volume de contratações.

Para Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, o resultado em janeiro, a princípio, não preocupa o setor, que ainda mantém otimismo. "Em 2019 a expectativa é de que se mantenha sustentável o crescimento apresentado pelo setor no ano anterior. A retomada de obras de infraestrutura, bem como a agenda de reformas econômicas terão parte importante no desempenho da indústria de materiais de construção", disse.

www.abramat.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário