terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

VENDAS NO VAREJO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO FICA ESTÁVEL EM JANEIRO

A pesquisa entrevistou 530 lojistas entre os dias 24 e 30 de janeiro

O varejo de material de construção teve desempenho estável no mês de janeiro, na comparação com dezembro, segundo a Pesquisa Tracking mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), que entrevistou 530 lojistas entre os dias 24 e 30 de janeiro. Já com relação a janeiro do ano passado, o setor teve queda de 9%.


O resultado já era esperado pela antidade, que tradicionalmente registra um início de ano com pouco movimento. “Início do ano sempre é complicado porque temos o pagamento de IPTU, IPVA, retorno das aulas, férias de janeiro, as contas do cartão de crédito de dezembro”, declara Cláudio Conz, presidente da Anamaco.

Nos últimos 12 meses, o setor registrou crescimento de 6,5%, lembra ele. “Em 2018 tivemos faturamento recorde de R$ 122 bilhões. Estamos vindo de uma crescente, mas pra gente o ano começa mesmo depois do Carnaval, que é quando as pessoas geralmente voltam a pensar em reforma e construção, porque elas demandam tempo e planejamento”, explica Conz.

Ainda segundo a Pesquisa Tracking mensal da Anamaco, todas as regiões do país apresentaram resultados abaixo do esperado em janeiro: Nordeste (-26%), Norte (-15%), Sudeste (-12%) , Sul (-9%) e Centro-Oeste (-3%).  Entre as categorias pesquisadas, tintas apresentaram a maior retração no período (-40%), seguidas de revestimentos cerâmicos (-17%). Já telhas de fibrocimento cresceram 4% no mês, possivelmente por conta do aumento de volume de chuvas.

www.anamaco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário