terça-feira, 27 de agosto de 2019

ETERNIT ANUNCIA A PRIMEIRA TELHA FOTOVOLTAICA APROVADA PELO INMETRO

Novidade é apresentada na Feira Intersolar, no Expo Center Norte (SP)

A Eternit anuncia a primeira telha fotovoltaica com tecnologia desenvolvida no Brasil e aprovada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Chamada de Eternit Solar, ela capta energia solar para a produção de energia elétrica e será apresentada ao público durante a Intersolar South América, que vai até a quinta-feira, 29, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).


A marca Eternit Solar também dará nome à empresa que está sendo aberta pelo grupo Eternit para produzir e, futuramente, comercializar as linhas fotovoltaicas. "Estamos desenvolvendo o processo industrial para fabricação em larga escala desta que é a primeira geração de telhas fotovoltaicas a passar nos testes de certificação do Inmetro, o que representa um momento importante para a companhia", afirma Luís Augusto Barbosa, presidente da companhia.

"Trabalhamos nesse projeto ao longo de um ano e agora estamos apresentando ao mercado de construção civil o primeiro modelo aprovado feito em concreto, com várias opções de cores e de acabamentos, e células fotovoltaicas integradas no material. Temos também outra linha, essa em fase final de desenvolvimento para futura homologação, utilizando telhas de fibrocimento. Em breve, os produtos estarão disponíveis para os consumidores", conclui.

Vale destacar que o responsável pela área de Desenvolvimento de Novos Negócios, Luiz Antonio Lopes, explica que as células e os inversores já são componentes disponíveis no mercado e que o ineditismo do produto é a aplicação do conjunto de células fotovoltaicas de silício diretamente no cimento, o que exigiu diversos testes e pesquisas.

Economia 

Cada telha da Eternit Solar produz 9,16 watts e tem dimensão de 365 x 475 mm. A capacidade de produção média mensal de uma única telha é de 1,15 Kilowatts hora por mês (kwh/mês). Segundo o diretor Comercial do grupo Eternit, Rodrigo Inácio, a estimativa é que essa tecnologia seja vantajosa para o consumidor ao permitir entre 10% e 20% de economia no valor total da compra e da instalação das telhas fotovoltaicas, em relação aos paineis solares montados em cima de telhados comuns.

O retorno sobre o investimento ocorre dentro de um período relativamente curto, de 3 a 5 anos, dependendo do sistema e o número de telhas fotovoltaicas necessário para uma residência vai depender da quantidade de energia que se deseja produzir, da localização do imóvel, inclinação e orientação com relação ao sol, entre outros fatores.

Produção e Comercialização

Nessa fase de pré-lançamento, a Eternit está em negociação com potenciais parceiros, clientes, investidores e distribuidores. As primeiras telhas fotovoltaicas, fabricadas na unidade da empresa em Atibaia (SP), serão disponibilizadas nos próximos meses para instalação de projetos-piloto com clientes selecionados. Posteriormente, a escala de produção será ampliada para que o produto seja comercializado em todo o país.

www.eternit.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário