quarta-feira, 11 de setembro de 2019

IBGE: VENDAS DO VAREJO CRESCEM 1,0% NO ÚLTIMO MÊS DE JULHO

O setor recupera o patamar de vendas próximo a junho de 2015

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitica (IBGE) divulgou que as vendas no varejo nacional cresceram 1,0% no último mês de julho, na comparação com o mês anterior (série com ajuste sazonal). É o terceiro resultado positivo seguido nesse tipo de comparação, o que representa um acréscimo de 1,6% no período.


Com esse resultado, o setor varejista recupera o patamar de vendas próximo a junho de 2015, mas ainda se encontra 5,3% abaixo do nível recorde alcançado em outubro de 2014. Com isso, a média móvel do trimestre encerrada em julho (0,5%) mostrou aceleração no ritmo das vendas, quando comparada ao trimestre encerrado em junho (0,1%).

Ao registrar crescimento de 4,3% na comparação entre julho de 2019 e o mesmo mês do ano anterior, as vendas no varejo tiveram o quarto avanço consecutivo, a maior taxa desde novembro de 2018 (4,5%). Já no varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas cresceu 0,7% em relação a junho de 2019.

Esses números mostram a quinta expansão seguida, acumulando 3,0% de ganho nesse período. Isso contribuiu para que que a média móvel do trimestre encerrado em julho (0,5%), tenha mantido o ritmo do trimestre encerrado em junho (0,4%).

Frente a julho de 2018, o comércio varejista ampliado avançou 7,6%, quarta taxa positiva consecutiva, acumulando ganho de 3,8% de janeiro a julho. O indicador acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 3,7% em junho para 4,1% em julho, também mostrou ganho de ritmo nessa comparação.

Considerando o varejo ampliado, o volume de vendas em julho cresceu 0,7% em relação a junho de 2019, na série com ajuste sazonal. Esse resultado sofreu a pressão negativa vinda de veículos, motos, partes e peças, com recuo de 0,9%, após avanço de 3,5% no mês anterior, enquanto o segmento de material de construção pressionou positivamente, com avanço de 1,1%.

www.ibge.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário