domingo, 15 de setembro de 2019

FEBRAVA 2019: APLICATIVO QUE MEDE A QUALIDADE DE FILTRO DE AR-CONDICIONADO VENCE A 10ª EDIÇÃO DO HACKATHON FIESP

Evento teve quatro equipes com soluções criativas para o setor AVAC-R

A Smart Filters foi a equipe vencedora do 10º Hackathon Fiesp, evento realizado durante a 21ª Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento do Ar e da Água (Febrava), encerrada na última sexta-feira, 13, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), e que teve como tema: "Hackeando a Indústria 4.0 do AVAC-R".


O grupo vencedor desenvolveu um aplicativo que mede a qualidade de filtros de ar-condicionado. A ideia nasceu de um desafio lançado pela Trox Brasil, empresa de desenvolvimento, fabricação e venda de componentes, equipamentos e sistemas de ar condicionado e ventilação interior: como fazer uma análise profunda de um filtro e saber qual é adequado para cada tipo de equipamento?

O aplicativo foi desenvolvido a partir da percepção da equipe de que as máquinas que sujam muito rápido. Por isso, a proposta foi criar um sistema que consiga medir e quantificar dados para evitar o uso inadequado de filtros. "O aplicativo liga um software a sensores que identificam vários parâmetros, como vazão, sujeira e rendimento da máquina", explica o integrante Milton Shishido.

De acordo com Jorge Zato, gerente Corporativo em Engenharia, Pesquisa e Desenvolvimento da Trox Brasil, a importância desse tipo de desafio para o setor é encontrar soluções para problemas corriqueiros. "Nós buscamos esse tipo de competição porque precisamos de mentes com soluções inovadoras, fora da caixa. Ideias completamente novas só saem com esse tipo de competição", conclui.

O prêmio, celebrado por todos da equipe, foi uma passagem e a inscrição para participar da MCE Expo Comfort 2020, que acontece de 17 a 20 de março, em Milão, na Itália, patrocinada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, que também ofereceu cinco convites aos demais participantes da equipe para o Salão Duas Rodas 2019, de 19 a 24 de novembro, em São Paulo (SP).

www.febrava.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário