quinta-feira, 28 de julho de 2022

ARCELORMITTAL ASSINA ACORDO DE AQUISIÇÃO DA CEARENSE COMPANHIA SIDERÚRGICA DO PECÉM

Fechamento do acordo aguarda a aprovações corporativas e regulatórias

Nesta quinta-feira, 28, a ArcelorMittal anunciou a assinatura de um acordo com os acionistas da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) para adquirir a empresa por cerca de US$ 2,2 bilhões. O fechamento da transação está sujeito a aprovações corporativas e regulatórias, inclusive aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que é esperada até o final de 2022. 

As instalações de última geração da CSP (foto), localizada na cidade de São Gonçalo do Amarante (CE), entraram em operação em 2016 e produziram suas primeiras placas em junho do mesmo ano. A companhoa opera um alto-forno com capacidade de três milhões de toneladas e tem acesso ao Porto de Pecém, localizado a dez quilômetros da usina. 

A CSP opera dentro da primeira zona de processamento de exportação do Brasil e é beneficiada por incentivos fiscais. A sua aquisição gerará diversos benefícios estratégicos para a ArcelorMittal, como a ampliação de seu status na indústria siderúrgica brasileira, que tem alto potencial de crescimento, por exemplo.

Também permitirá a capitalização do investimento planejado de terceiros para formar um hub de eletricidade limpa e de hidrogênio verde em Pecém e adicionará três milhões de toneladas de capacidade de produção de placas de alta qualidade e com competitividade em termos de custo, com o potencial de fornecer placas dentro do grupo ou de vender nas Américas do Norte e do Sul. 

Por fim, deve permitir novas expansões por parte da empresa, como a opção de adicionar capacidade de siderurgia primária (incluindo redução direta de minério de ferro - DRI) e capacidade de laminação e acabamento; e capturar mais de US$ 50 milhões de sinergias identificadas, incluindo SG&A (despesas com vendas, gerais e administrativas), compras e otimização de processo. 

https://brasil.arcelormittal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário