terça-feira, 12 de julho de 2022

VENDAS DE CIMENTO FECHAM O PRIMEIRO SEMESTRE EM QUEDA

Somente junho teve perda de 5,3% se comparada ao mesmo mês de 2021

Após seis meses de retração, as vendas de cimento no país acumulam 30,8 milhões de toneladas, uma queda de 2,7% com relação ao primeiro semestre de 2021. Somente o mês de junho atingiu 5,2 milhões de toneladas comercializadas, registrando uma perda de 5,3% se comparada ao mesmo mês do ano anterior, segundo informa o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic). 

Aina de acordo com o Snic, ao se analisar o despacho de cimento por dia útil em junho, que foi de 225,4 mil toneladas, há uma diminuição de 5% sobre o mesmo mês do ano passado e de 3,4% em relação ao primeiro semestre de 2021.

O conflito entre Rússia e Ucrânia e a imprevisibilidade de seu fim segue pressionando os insumos energéticos. O preço do coque de petróleo, principal fonte de energia para a indústria do cimento, subiu 73,5% nos últimos 12 meses. No âmbito doméstico, energia elétrica, frete, sacaria, gesso e refratários também vem tendo forte alta de preços.

"Ao longo do ano, com o sucessivo agravamento do ambiente econômico, altas das taxas de juros, inflação e preço das commodities, somadas a instabilidade geopolítica, causada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, têm impactado a economia e todo setor industrial brasileiro", diz Paulo Camillo Penna, presidente do sindicato.

"Diante desse cenário, a expectativa da indústria do cimento em assegurar os ganhos obtidos de 2019 a 2021 caminha para uma indesejável frustração", conclui Penna. Assim, tudo leva a crer que a boa performance do triênio 2019/2021 está longe de se repetir, frustrando o setor que estima uma queda para este ano entre 1% e 2%.

www.snic.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário