quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

PESQUISA DA CNC MOSTRA QUE O PREJUÍZO DO COMÉRCIO COM FERIADOS SERÁ MENOR EM 2022

Dos nove feriados nacionais deste ano, dois deles cairão em domingos

Uma pesquisa divulgada no último 27 de dezembro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que, neste ano, o comércio varejista brasileiro deve ter um menor prejuízo causado por feriados nacionais. Do total, dois deles vão cair em domingos: Dia do Trabalhador (1º de maio) e Natal (25 de dezembro). 

“Isso faz com que o comércio não incorra em um custo de operação maior”, disse à Agência Brasil o economista da CNC, Fabio Bentes, responsável pelo levantamento. Ainda segundo o estudo da entidade, a projeção é que as perdas no comércio com essas datas sejam 22% menores em 2022, em comparação a 2021.

“Se houver uma compensação pelo trabalho no feriado, na semana subsequente, o comércio é obrigado a pagar hora trabalhada em dobro”, disse o economista. Ele também afirmou que no caso do comércio, exceto o Natal, não vale a pena fazer esse regime de compensação na maioria dos feriados. Com sete feriados caindo em dias úteis e em sábados, dia de meio expediente no setor, o peso vai ser menor.

“Deve ser o menor prejuízo com feriados desde 2014, quando o comércio teve seis feriados caindo em dias úteis. Então, a principal razão para esse prejuízo menor é o custo menor da folha no dia trabalhado durante o feriado e a perda daquelas vendas casuais que, de alguma forma, acaba atrapalhando um pouco”, concluiu.

Efeito Calendário

De acordo com a pesquisa da CNC, o comércio varejista sofreu um prejuízo de R$ 22,11 bilhões em 2021, com os nove feriados nacionais caindo em dias úteis ou em dias ponte, como terça-feira e quinta-feira. Para 2022, a previsão é que as perdas fiquem em torno de R$ 17,25 bilhões. 

Feriados

Atualmente, o calendário conta com nove feriados nacionais. Em 2021, excetuando o Dia do Trabalhador e Natal (ambos celebrados em sábados, dia de expediente reduzido no varejo), os demais ocorreram em dias úteis para o comércio, impactando a rentabilidade do setor. Em 2022, as duas datas cairão em domingos e o Dia da Confraternização Universal será em um sábado, reduzindo a sete o número de feriados em dias úteis.

www.portaldocomercio.com.br

Com Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário