Dos nove feriados nacionais deste ano, dois deles cairão em domingos
Uma pesquisa divulgada no último 27 de dezembro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que, neste ano, o comércio varejista brasileiro deve ter um menor prejuízo causado por feriados nacionais. Do total, dois deles vão cair em domingos: Dia do Trabalhador (1º de maio) e Natal (25 de dezembro).
“Isso faz com que o comércio não incorra em um custo de operação maior”, disse à Agência Brasil o economista da CNC, Fabio Bentes, responsável pelo levantamento. Ainda segundo o estudo da entidade, a projeção é que as perdas no comércio com essas datas sejam 22% menores em 2022, em comparação a 2021.
“Se houver uma compensação pelo trabalho no feriado, na semana subsequente, o comércio é obrigado a pagar hora trabalhada em dobro”, disse o economista. Ele também afirmou que no caso do comércio, exceto o Natal, não vale a pena fazer esse regime de compensação na maioria dos feriados. Com sete feriados caindo em dias úteis e em sábados, dia de meio expediente no setor, o peso vai ser menor.
“Deve ser o menor prejuízo com feriados desde 2014, quando o comércio teve seis feriados caindo em dias úteis. Então, a principal razão para esse prejuízo menor é o custo menor da folha no dia trabalhado durante o feriado e a perda daquelas vendas casuais que, de alguma forma, acaba atrapalhando um pouco”, concluiu.
Efeito Calendário
De acordo com a pesquisa da CNC, o comércio varejista sofreu um prejuízo de R$ 22,11 bilhões em 2021, com os nove feriados nacionais caindo em dias úteis ou em dias ponte, como terça-feira e quinta-feira. Para 2022, a previsão é que as perdas fiquem em torno de R$ 17,25 bilhões.
Feriados
Atualmente, o calendário conta com nove feriados nacionais. Em 2021, excetuando o Dia do Trabalhador e Natal (ambos celebrados em sábados, dia de expediente reduzido no varejo), os demais ocorreram em dias úteis para o comércio, impactando a rentabilidade do setor. Em 2022, as duas datas cairão em domingos e o Dia da Confraternização Universal será em um sábado, reduzindo a sete o número de feriados em dias úteis.
Com Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário