sábado, 16 de abril de 2022

ASPACER REALIZA A QUARTA EDIÇÃO DO SEMINÁRIO TÉCNICO DA INDÚSTRIA DE REVESTIMENTO CERÂMICO

O evento foi transmitido pelo Youtube e registrou recorde de inscrições

Foi realizado na última quarta-feira, 13, o 4º Seminário Técnico da Indústria de Revestimento Cerâmico, que teve como tema central "Placas Cerâmicas de Grandes Formatos. O evento, promovido pela Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspaceer), teve como palestrante Michele Dondi, consultor do Instituto di Scienza e Tecnologia dei Materiali Ceramic (Istec), de Faenza, na Itália.

De acordo com a comissão organizadora do seminário, que foi transmitido ao vivo pelo canal da Aspacer no YouTube, houve um registro recorde de 230 inscritos, com mais de 500 visualizações, sendo que durante toda a transmissão foi alcançado um fluxo de mais de 150 pessoas assistindo simultaneamente. 

Vale destacar que a Cerâmica Villagres reuniu em um auditório dezenas de colaboradores para acompanhar a transmissão. “Ficamos satisfeitos com o resultado do Seminário, e vemos de forma positiva a disponibilidade do setor cerâmico em compartilhar suas impressões para temas  tão relevante”, destacou a organização.

Como foi

A abertura do 4º Seminário Técnico da Indústria de Revestimento Cerâmico foi feita pelo diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Aspacer, Luís Fernando Quilici. Já Fábio Melchiades, diretor Técnico e Comercial do Centro de Revestimentos Cerâmicos (CRC) e presidente do comitê técnico da entidade, foi o moderador.

“Tivemos a participação de um especialista internacional muito qualificado para debater o tema, que contou com uma importante contribuição de um time formado por debatedores da indústria cerâmica, onde foi possível traçar um panorama sobre os desafios e oportunidades sobre esse novo mercado”, ressaltou Luíz Quilici.

Fábio Melchiades destacou que o tema escolhido para este ano  além gerar muito interesse entre os participantes traz inúmeras mudanças na cadeia produtiva, pois altera o preço médio dos produtos fabricados, pode exigir novos investimentos em equipamentos para a modernização do parque fabril das empresas e ainda pode gerar a necessidade de uma série de adaptações no processo de fabricação.

“Dessa forma, as equipes comerciais precisam se adaptar para a comercialização de produtos de maiores valores agregados em novos ou antigos mercados. Muito se discute também sobre as características das prensas, fornos, decoradoras, polidoras, etc. que podem viabilizar a fabricação de formatos cada vez maiores, sem falar nas alterações necessárias na formulação e preparação das massas', disse. 

"De igual, maneira os esmaltes também precisam ser adaptados para as exigências de precisão dimensional dos produtos, visto que o controle das curvaturas em placas de grandes dimensões (e muitas vezes de espessuras reduzidas) é bastante delicado", destacou o moderador. 

Ainda segundo Melchiades, outro tema discutido no evento envolveu a metrologia, pois a medição das características técnicas destas placas também não é uma tarefa simples e os sistemas de gestão de qualidade das empresas precisam adaptar suas metodologias para garantir a qualidade dos produtos fabricados. Para assistir o seminário completo, clique AQUI.

www.aspacer.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário