terça-feira, 19 de abril de 2022

ABCERAM PROMOVE CURSO "BRITAGEM E MOAGEM NA INDÚSTRIA CERÂMICA

Treinamento será dado pelo engenheiro metalurgista Arthur Pinto Chaves

A Associação Brasileira de Cerâmica (Abceram) promove, entre os dias 21 e 23 de junho deste ano, em sua sede, localizada no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo (SP), o curso Britagem e Moagem na Indústria Cerâmica.

O curso será ministrado pelo professor Arthur Pinto Chaves, engenheiro metalurgista formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP), com mestrado, doutorado e livre-docência no Departamento de Engenharia de Minas da mesma instituição, além de ter o título de professor titular de Tratamento de Minérios.

“O intuito é que o público possa conhecer a respeito tanto da britagem e da moagem quanto das operações de separação de tamanho associadas, como peneiramento e classificação”, afirma Arthur Chaves.

Ao final do curso, todo participante receberá, gratuitamente, o livro "Teoria e prática do Tratamento de Minérios" - volume 3 - britagem, peneiramento e moagem. São Paulo, Oficina de Textos, 2012 (quinta edição), do mesmo palestrante. Para inscrições e informações, clique AQUI.

Veja a programação: 

1 - Conceitos Básicos (duas horas)

Conceito de operações unitárias, escopo do tratamento de minérios, distribuição granulométrica, liberação, densidades real e aparente, umidade, área de superfície. Polpas – porcentagens de sólidos em peso e em volume. Exercícios. Duração: duas horas

2 - Britagem e Peneiramento (oito horas)

- Peneiramento: equipamentos – peneiras vibratórias, grelhas vibratórias, peneiras fixas, grelhas fixas, peneiras rotativas, peneiras modulares, outras peneiras, movimento retilíneo e circular. Tipos de telas. Mecanismo do peneiramento: comportamento coletivo e individual das partículas, quantificação do processo: eficiência e imperfeição. Dimensionamento e seleção de peneiras. Exercícios.

- Britagem: equipamentos - britadores de mandíbulas, giratórios e cônicos, de impacto, VSI, de rolos, “sizers” (MMD/FFE), outros. Distribuição granulométrica de britadores, escalpe e operação em circuito fechado, operação, construção e operação, distribuições granulométricas de circuitos de britagem. Exercícios. 

3 - Moagem e Classificação (dez horas)

- Moagem: equipamentos: moinhos de barras, de bolas e de seixos, moinhos autógenos, outros tipos de moinho. Moagem contínua e por bateladas. Moagem a seco e a úmido. Teorias da cominuição: Kick, Bond e Rittinger. Modelagem pelo balanço populacional. Seleção de equipamentos, dimensionamento pelo método de Bond e fatores de correção de Rowland. Operação, desgaste, carga circulante, materiais de construção, balanços de massas, de água e metalúrgicos. Exercícios.

- Classificação: equipamentos - classificadores, cones, ciclones, outros, instalações. Funcionamento do ciclone classificador, desaguamento em ciclones. Partição em ciclones: conceitos de diâmetro de corte (d95), diâmetro de partição (d50), curva de partição, eficiência de separação. Modelos matemáticos: Hashioka e Hotta, Lynch e Rao e Nageswararao. Exercícios. Dimensionamento de ciclones. Exercícios.

- Classificador espiral, dimensionamento. Exercícios. 

- Classificação a seco.

www.abceram.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário