sábado, 16 de abril de 2022

DESEMPENHO DO COMÉRCIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO SEGUE ABAIXO DO REGISTRADO EM 2021

Fevereiro mostrou uma queda de 8,7% sobre o mesmo mês do ano passado

O volume de vendas do comércio paulista de materiais de construção no último mês de fevereiro apresentou uma queda de 8,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recuo é maior do que o registrado em janeiro, que foi de 8,4% sobre o mesmo período de 2021.

A redução do volume de vendas no comércio de materiais de construção, quando contrapostos anualmente, já é notada desde o início do segundo semestre do ano passado. "Ao analisarmos o volume de vendas no acumulado dos últimos meses é possível ver um retrocesso contínuo do indicador”, comenta o economista Jaime Vasconcellos, consultor do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi).

Segundo estudo, em fevereiro ocorreu um avanço de apenas +1,3% no estado de São Paulo e de +1,0% no âmbito nacional. “Lembrando que na economia paulista o volume de vendas de materiais de construção apresentou evolução de 15,5% em 2020, 5,5% em 2021, mas em 2022 acumula perda de 8,6% no primeiro bimestre”, ressalta Vasconcellos.

Os dados de fevereiro espelham o que foi visto em dezembro e janeiro, com retração em São Paulo e no Brasil, das vendas em torno dos 8%, na comparação com os mesmos meses de cada ano anterior. "Agora em 2022, o que se vê é um arrefecimento do desempenho do setor de materiais de construção puxado por uma conjuntura mais difícil em geral da economia brasileira”, complementa o consultor.

www.sincomavi.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário